Páginas

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Vantagens da EAD

 

Sandro Garabed Ischkanian

 

Vantagens da EAD - No mundo globalizado e informatizado do qual fazemos parte atualmente, nos faz pensar no uso das novas ferramentas tecnológicas digitais de informação, pois quando falamos em conhecimento, a dimensão ligada a ele ganha uma roupagem diferenciada, proporcionando novas descobertas e gerando uma sociedade onde o escotismo está inserido em transformação.

 

Nesta concepção, vale ressaltar que a prática educativa do escotismo na EaD se constitui como alternativa eficiente às amplas e diversificadas necessidades de qualificação de pessoas adultas, uma vez que o processo de aprendizagem na EaD é mais completo ao se basear na flexibilidade e autonomia.

 

Desvantagens da EAD -  nem todos os municípios do Brasil, tem acesso satisfatório as tecnologias e a uma internet eficaz. Quanto aos aspectos negativos deste método, vale ressaltar que é importante que o educador saiba o momento certo e como interagir com os educandos, pois para um grupo com grande quantidade de participantes a maior dificuldade é administrar essa discussão entre os mesmo na plataforma de atividades em EaD para que ela flua e gere conhecimento, por isso a mediação do escotista é fundamental para gerar resultados satisfatórios.

 

É importante destacar a economia de mais de mil reais com logística no que retrata: o transporte, a alimentação e a acomodação, além do tempo investido para cada formato de curso.

 

Minha percepção pessoal de aprendizagem, exemplificando o modo como aprendo na EAD em um tempo de quinze dias, comparando com um curso totalmente presencial de um final de semana sobre o mesmo assunto, destaco que foco nas formas de aprender que contextualizam as formas visuais, auditivas e sinestésicas.

Para que a aprendizagem aconteça de modo efetivo, e preciso ter contato com o novo conhecimento, reconhecê-lo e explorá-lo. Isto acontece internamente, mas também depende de estímulos externos. A aprendizagem significativa

implica mudança, pois os novos conhecimentos e as novas habilidades que adquirimos nos levam a ver o mundo com novos olhos e a adotar novos comportamentos. Mas, atenção: a aprendizagem só acontece quando o individuo esta profundamente, envolvido e motivado para esse processo.

 

Estudar a distancia implica um alto grau de comprometimento consigo mesmo, com os seus propósitos e objetivos. Você como o principal agente dessa experiência de aquisição de novos conhecimentos, deve estar sempre atento as suas necessidades e dificuldades, e em constante processo auto-avaliativo. Procure tornar toda essa jornada a mais prazerosa e enriquecedora possível para você mesmo!

 

É importante destacar que cada estilo de aprendizagem é como um instrumento numa orquestra. Os aprendizes precisam saber quais são os seus instrumentos e como eles se combinam na orquestra, que resultam da combinação das diferentes formas de percepção (visual, auditiva e sinestésica) e estados de consciência (consciente, subconsciente e inconsciente).

 

A abordagem sobre as formas de aprender faz uma metáfora interessante para pensarmos sobre a combinação dos diferentes estilos de aprendizagem. O que deve ficar claro sobre estilos de aprendizagem e como eu posso aprender, é que cada um tem um estilo próprio, só seu, de aprender. Quanto mais você souber sobre as maneiras pelas quais você aprende melhor, mais você estará aprendendo a aprender.

 

 

 

Simone Helen Drumond Ischkanian

 

Vantagens da EAD - A EaD é um marco histórico na educação e no escotismo em geral, e desta forma, a questão sobre como ensinar necessitou de regras com o objetivo de alinhar, ampliar a oferta e acesso à essa modalidade garantindo a qualidade no ensino.

 

E como parte facilitadora nesse processo de aprendizagem na EaD estão as TDICs, que por sua vez funcionam como ferramenta de aprendizagem de diversas maneiras, ao propor interação e participação dos escotistas de forma interativa, prazerosa e lúdica.

 

Desvantagens da EAD – A qualidade inferior das tecnologias e de internet, nos municípios do Amazonas.

 

A economia com o delineamento de atividades EaD é significativa uma vez que a logística no que se trata de  transporte, a alimentação,  acomodação, e tempo investido transcendem na economia globalizante.

 

Destaco que minhas percepções com enfico nas formas de aprender na  EAD em um tempo de quinze dias, comparando com um curso totalmente presencial de um final de semana sobre o mesmo assunto, enfatizo que é percebemos que só existe educação se dois ou mais indivíduos estiverem interagindo e colaborando entre si, transformando o mundo. Ou seja, para que uma aprendizagem significativa aconteça e fundamental construir um ambiente colaborativo, no qual todos (e cada um) se posicionem como aprendizes e, ao mesmo tempo, estejam dispostos a trocar e a ensinar.

 

Na EaD, acontece um processo de apropriação tecnológica do ensino. Por meio da internet, controem-se ambientes colaborativos de aprendizagem, os chamados Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs).

Está é uma experiência que nenhum curso na pratica presencial pode oferecer.

 

Tornar-se e manter-se responsável por si mesmo, por seu processo de aprendizagem, eis um desafio diretamente relacionado a motivação. Você precisa sentir-se motivado a estudar! Portanto, quando você perceber que a sua motivação esta em baixa, não hesite: entre em contato com os seus tutores, proponha questões de debate. Anime-se! Dessa forma, você será o principal agente do seu processo de aprendizagem.

 

Busco ficar-me nos quatro estilos de aprendizagens: o ativo, o reflexivo, o teórico e o pragmático. As pessoas encaram os seus momentos de estudo de forma distinta: cada um tem um modo de se organizar, estudar, aprender e ensinar. São essas idiossincrasias que influenciam e diferenciam o processo de aprendizagem de cada um. Tais particularidades no modo como estudamos e aprendemos podem estar associadas aos Estilos de Aprendizagem, que são as diferentes abordagens ou caminhos que cada individuo pode traçar para aprender.

 

Estilos de Aprendizagem como os traços cognitivos, afetivos e fisiológicos que servem de indicadores relativamente estáveis de como os alunos percebem, interagem e respondem a seus ambientes de aprendizagem.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário