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terça-feira, 12 de outubro de 2021

A taxonomia de Bloom.

 

Sandro Garabed Ischkanian

 

A taxonomia de Bloom é compreendida como um sistema capaz de fazer um ordenamento e classificação do aprendizado dos alunos. Esse instrumento é resultado do trabalho de uma equipe mundidispilinar, liderada pelo psicólogo e pedagogo Benjamin S. Bloom, na década de 1950. 

 

Os estudos realizados pela equipe de Bloom chegaram à conclusão de que as operações mentais podem ser classificadas em níveis de dificuldade crescente, da mais simples à mais complexa. 

 

Dessa forma, a taxonomia de Bloom se baseia na ideia de que, para um aluno adquirir uma nova habilidade do próximo nível, é preciso que ele tenha  dominado o conhecimento do nível anterior. 

 

Para hierarquizar esses níveis, a taxonomia de Bloom definiu três domínios necessários para que a apropriação do conhecimento aconteça: CognitivoAfetivo e Psicomotor

 

A taxonomia de Bloom é muito fácil e eficaz para estabelecer objetivos de aprendizagem para os alunos e, assim, planejar o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, cabe destacar que para realizar um bom planejamento do processo de aprendizagem dos alunos, é essencial esclarecer uma série de aspectos. Mais especificamente, a área de aprendizagem, os objetivos propostos, os instrumentos e ferramentas de avaliação e as atividades a serem realizadas devem ser claras.

Simone Helen Drumond Ischkanian

A taxonomia classifica os domínios da aprendizagem, ou seja, uma lista que classifica as habilidades e os processos que podem aparecer nas tarefas educacionais escolares e, portanto, ficam sujeitos à avaliação.

Com essa taxonomia, entende-se que, depois de realizar um processo de ensino-aprendizagem, os escotistas/membros juvenis devem ter adquirido novas habilidades e novos conhecimentos.

Especificamente, Benjamin Bloom desenvolveu uma hierarquia dos objetivos educacionais que se pretende alcançar com os alunos. Deste modo, os alunos não podem alcançar os objetivos superiores sem antes ter alcançado os objetivos inferiores classificados na hierarquia. Dentro dessa hierarquia, três domínios são identificados: o cognitivo, o afetivo e o psicomotor.

Os táxons ou grupos classificados (domínios) são estruturados hierarquicamente. Cada um desses grupos abrange diferentes subgrupos ou subáreas e, ao mesmo tempo, esses grandes grupos são condicionados e subordinados à grupos maiores. De modo que os grupos mais altos podem ser alcançados ou atingidos sem terem atingidos os grupos inferiores anteriormente.

 

 

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