Páginas

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

O Ramo Pioneiro tem como mote o lema SERVIR.

Gabriel Nascimento de Carvalho – 2º AM

 

TAREFA - "O Ramo Pioneiro tem como mote o lema SERVIR. É o exercício do voluntariado, praticado por jovens que estão desenvolvendo uma maior percepção do mundo que os cerca e de como podem fazer a diferença com suas ações.

 

Uma característica fundamental do Ramo é o desenvolvimento da capacidade de ordenar e coordenar esta ação, promovendo o protagonismo. Ação com responsabilidade. Seria muito interessante se estas ações deixassem de ser executadas de forma empírica e fossem pensadas com antecedência, prevendo passo a passo a sua concretização. É assim que no Ramo Pioneiro as ações são majoritariamente desenvolvidas através da metodologia de projetos.

 

Sua tarefa é escrever um projeto em todas as suas fases – conforme já vistas, para uma ação que o Clã irá desenvolver junto a uma associação comunitária situada em um bairro de periferia. As ações a serem desenvolvidas já foram levantadas em contato com a associação e se referem à construção de uma horta comunitária, pintura interna e externa da sede com cerca de 85 m² de área construída, a construção de um jardim na parte da frente e cercamento da parte dos fundos do terreno."

 

 

Tarefa: Detalhamento de um grande jogo

Seção: Tropa Escoteira

 

Nome do Jogo

Master Chefe Escoteiro – A pizza dos Sonhos

 

 

 

 

 

Detalhamento do Jogo

Não ia ser genial participar de um festival da pizza? Pois hoje vamos te ensinar a fazer um na sua própria casa. Com essas dicas, você tem toda a experiência de um evento gastronômico, mas sem multidões, com conforto e com a qualidade. A pizza é uma preparação culinária que consiste em um disco de massa fermentada, de farinha de trigo, coberto com molho de tomate e ingredientes variados, normalmente com algum tipo de queijo, embutidos, carnes preparadas de origens diversas, com orégano e manjericão, assados em um forno.

 

 

Objetivo

* Ampliar o repertório cultural dos membros juvenis a partir de uma culinária típica italiana (pizza);

* Estimular que os membros juvenis provem alimentos novos, delineados ao tema da atividade;

* Trabalhar os elementos culturais que envolvem a alimentação, em especial a partilha.

Áreas de desenvolvimento

 Físico,  social e  intelectual

 

 

Material necessário

Refrigerador para guardar os produtos das pizzas.

Forno com capacidade para pizzas grandes

Ingredientes para produzir 1 pizza grandes para cada participante da atividade (ver receita nos anexos). Pode ser para fazer a massa ou peças de pizza pré-assadas.

Ingredientes para cobertura da pizza, de acordo com as preferências e pizzas escolhidas.

Formas grandes de pizza.

Pratos, talheres e guardanapos.

Ingredientes a gosto: sal, pimenta do reino, azeite, maionese, ketchup, etc.

Local

Espaço com pia, forno e materiais adequados para o preparo das pizzas.

Duração

3 horas de atividades.

Quantidade de jovens

15 escoteiros (as)

Quantidade de escotistas

Quatro escotistas e mais ajuda dos pais e voluntários educadores.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Ø Ao iniciar a atividade cada criança vai para o seu espaço e inicia a produção das suas pizzas. Devem montar cada uma delas em suas respectivas formas, com todos os ingredientes, deixando os mais perecíveis como últimos.

Ø Cada um monta uma pizza de cada categoria, conforme decidiu antes, sendo que uma é a Obrigatória (o tipo que foi acordado por todos), outra é a Criativa, que deve ser um diferente, inovadora e artística.

Ø Deve-se organizar para que cada criança asse e apresente suas pizzas por vez, e depois de explicar o que fizeram, devem explicar os detalhes nutricionais da pizza, onde os ingredientes se encaixam na pirâmide de alimentação, no que interferem para a saúde e quanto representam em valor calórico.

Ø Todos devem compartilhar e aproveitar as pizzas.

Ø Ao final do serviço, os pais ou irmão mais velho coloca em discussão e votação quais as melhores pizzas, dentro das duas categorias. Devem incentivar para que as escolhas sejam sinceras e sem levar em conta os interesses individuais.

Ø Ao final, entrega para as patrulhas vencedoras os chapéus de melhores da Oficina de Pizza.

Ø Finalmente cuidam da arrumação do local e encerram a reunião.

Pizza: a origem (20 minutos)

Apresentação dramatizada do texto: a História da Pizza. (em anexo)

 

Momento - Filme (1 hora)

O escotista deve organizar os participantes para que assistam ao filme que conta um pouco a história da pizza. Ele servirá para mobilizar os participantes para a atividade. Caso o escotista não tenha acesso ao filme sugerido pode pensar em outra atividade que mobilize. Qualquer história ou filme que trate de culinária pode ser interessante.

 

Momento - Montagem da pizza (30 minutos)

Com a pizza pré-assada e o molho pronto, o escotista deve dividir os participantes em três grupos. Cada grupo montará uma pizza. Os ingredientes devem estar divididos e disponíveis para que os participantes manipulem e experimentem.  O que cada grupo deverá respeitar é a ordem de colocar os ingredientes, sendo primeiro o molho depois os recheios e o queijo.

 

Momento - Assando... (20 minutos)

Enquanto as pizzas assam, as escoteiros (as) podem ajudar o escotista a organizar o espaço onde ela será servida. Podem ser colocadas toalhas e pratos nas mesas além de ser escolhida uma trilha sonora para a degustação

 

Compartilhando a receita (10 minutos)

 Com a pizza e o espaço pronto é hora de degustar o resultado da experiência culinária. É necessário que durante o lanche o escotista estimule o sentido dos participantes, atentando para o cheirinho e o sabor da pizza! Além disso o escotista deve dar destaque ao quão foi importante a

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário