UM MÉTODO DE AUTOEDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA E
DESENVOLVIMENTO PESSOAL
Sandro Garabed Ischkanian
O Movimento Escoteiro está baseado no conceito da autoeducação. Entendemos a autoeducação como um processo consciente e voluntário, mediante o qual cada
criança, adolescente e jovem se faz responsável pelo próprio desenvolvimento.
Consideramos cada jovem como um indivíduo único, com potencial para se
desenvolver em todas as dimensões e ser responsável pelo seu próprio
desenvolvimento desde cedo. Isso significa aprender a aprender, e aprender
continuamente. Conforme destacado pelo fundador, Baden-Powell, nosso processo
educativo está centrado na “educação que vem de dentro”, em oposição à
“instrução que vem de fora”.
O Método Educativo Escoteiro
O Método Educativo Escoteiro é a ferramenta que utilizamos para criar as condições educativas necessárias para que os jovens sejam os protagonistas do seu próprio desenvolvimento. É um sistema de autoeducação progressiva, de empoderamento e de aprendizagem cooperativa, baseado nas interações de elementos igualmente importantes, que atuam de maneira articulada como um sistema coeso.
A implementação desses elementos combinados e de forma
equilibrada é o que possibilita que o Movimento Escoteiro seja único em sua
forma de trabalhar a educação. A aplicação do Método Educativo Escoteiro
resulta em uma experiência educacional,
divertida e agradável para os jovens, onde eles se sintam seguros – física e emocionalmente. Seu objetivo é ser flexível e
relevante para as dinâmicas necessidades dos jovens e da sociedade.
O Método Educativo Escoteiro é composto por oito elementos, que podem ser encontrados isoladamente em outras propostas educativas. Porém, a sua originalidade consiste em integrá-los em um todo. Por esta razão, se qualquer um dos elementos está ausente ou não é corretamente aplicado, o sistema perde a eficácia, comprometendo o alcance do propósito do Escotismo.
A Promessa e a Lei Escoteiras - Um compromisso voluntário com um conjunto de valores compartilhado.
A Promessa Escoteira é um compromisso voluntário e pessoal com a Lei Escoteira,
ou seja, com um conjunto de valores inclusivos e compartilhados que são a base
de tudo o que o jovem faz e de tudo aquilo que ele quer ser. Os valores da
Promessa e da Lei Escoteiras são universais e o centro do Método Educativo
Escoteiro.
Através da Promessa, cada jovem toma uma decisão consciente e voluntária de adotar a Lei Escoteira, comprometendo-se a “fazer o melhor possível” e de usá-la como código de comportamento individual e social. É assim que assume a responsabilidade por seu desenvolvimento pessoal. Realizar a Promessa Escoteira é o primeiro passo simbólico no processo de autoeducação.
A Lei Escoteira é um código de vida positivo por meio do qual o Escotismo propõe seus valores universais à crianças, adolescentes e jovens, de maneira concreta e prática.
Os valores contidos na Lei Escoteira e adotados através da Promessa Escoteira orientam os jovens em seu comportamento e em sua vida coletiva, fomentando um estilo de vida democrático, solidário e cooperativo.
Ao longo de sua jornada no Escotismo, o entendimento dos jovens sobre a
Promessa e a Lei Escoteiras evolui, significando cada vez mais para eles. Essa
jornada de aprendizado é uma parte determinante do desenvolvimento pessoal, vivenciado
através do Escotismo e evidencia seus princípios fundamentais.
Aprender Fazendo - Uma abordagem experiencial da educação.
As crianças, adolescentes e jovens têm uma inclinação natural pela ação, indagação, aventura e pelo jogo. O Movimento Escoteiro aproveita essa inclinação e proporciona um ambiente de aprendizagem que processa essas energias e as coloca a serviço do desenvolvimento pessoal.
Desde a concepção educativa do Movimento Escoteiro, afirmamos que o
conhecimento não se transmite, mas sim é construído através de um processo de
indagação, exploração, experimentação prática e reflexão. Trata-se de uma
relação ativa onde a criança, adolescente e jovem é protagonista de seu
processo de aprendizagem.
Acreditamos que a ação e a reflexão são dois momentos essenciais de um mesmo processo de aprendizagem. Fazer não é o suficiente, pois é necessário produzir um saber reflexivo a partir da ação.
Na aprendizagem pela ação “nossa sala de aula é o mundo”, e por este motivo é necessário estabelecer fortes vínculos entre as crianças, adolescentes e jovens e os ambientes onde estão inseridos, já que os jovens aprendem em contato direto com situações diversas, com as mudanças e com os desafios da realidade social e natural.
No Escotismo, o desenvolvimento das competências – conhecimentos, habilidades, atitudes e valores – é alcançada através da prática de atividades variadas, divertidas e relevantes, que levam os jovens a agir, acertar e errar, refletir e descobrir, permitindo-lhes o desenvolvimento em todas as dimensões de sua personalidade, ao extrair o que é pessoalmente significativo de tudo aquilo que experimentam.
Progressão Pessoal - Motivação e desafio para o desenvolvimento contínuo.
O Escotismo é uma jornada de aprendizagem progressiva, focada em motivar e desafiar o indivíduo a se desenvolver continuamente, por meio de uma ampla variedade de oportunidades.
Essa abordagem permite que crianças, adolescentes e jovens progridam em seu
próprio desenvolvimento, à sua maneira e em seu próprio ritmo, rumo aos
objetivos educacionais apropriados à sua
faixa etária, usando um sistema de reconhecimento progressivo que os ajuda a
ganhar confiança e crescer.
A progressão pessoal é autônoma e gradual. Ela é facilitada e acompanhada por adultos que orientam, incentivam e apoiam os jovens de maneira adequada para que estabeleçam seus próprios desafios, exerçam sua liberdade de escolha e exercitem a autoavaliação. É um processo que conta, também, com a participação dos pares, que ajudam com suas avaliações, a melhorar a percepção do jovem em sua progressão.
Por meio da progressão pessoal incentivamos os jovens a alcançar as competências educativas propostas para cada faixa etária, estimulando o desejo de progredir em direção ao desenvolvimento pessoal. Também facilitamos a personalização das competências educativas às condições particulares, capacidades, necessidades e interesses de cada um e cada uma.
Proporcionamos um processo de autoavaliação, em que cada jovem é o principal
avaliador de suas aprendizagens e reconhecemos os avanços alcançados como uma
maneira de reforçar a autoestima e a confiança em si mesmo, ao mesmo tempo que
os estimulamos a seguir se desenvolvendo.
Sistema de Equipes - Uma ferramenta de empoderamento dos jovens.
O Escotismo utiliza pequenas equipes para que crianças, adolescentes e jovens participem do aprendizado colaborativo e das tomadas de decisões, com o objetivo de desenvolver o trabalho em equipe eficaz, as habilidades interpessoais, a liderança e criar um senso de responsabilidade e pertencimento.
Essa abordagem facilita e enriquece a vida em grupo. Além disso, é uma ferramenta eficaz para o empoderamento dos jovens, capacitando-os a trabalhar suas competências pessoais e coletivas através da formação de equipes e do desenvolvimento de habilidades, talentos e experiências individuais.
Também ajuda a construir o espírito de equipe e de apoio mútuo.
Além disso, oferece oportunidades de liderança e valorização da diversidade,
ajudando os jovens a desenvolver relacionamentos construtivos.
É também uma verdadeira parceria entre jovens e adultos no processo
educativo, baseada no diálogo, na experiência e na cooperação, em que os jovens
participam ativamente na gestão democrática da vida da sua seção, debatendo, tomando
decisões e se fazendo responsáveis por elas, aprendendo nesse processo
a descobrir que possuem a capacidade de modificar a realidade que os cercam.
Suporte do Adulto - Parceria entre
jovens e adultos.
O Escotismo conta com adultos que apoiam os jovens e facilitam a criação de oportunidades de aprendizado por meio de uma cultura de parceria, para transformar tais oportunidades em experiências significativas.
Oferecemos uma parceria de entusiasmo e experiência entre jovens e adultos, com base no respeito mútuo, na confiança e na aceitação do outro como pessoa.
O adulto proporciona apoio educacional, emocional, informativo e avaliativo aos jovens em seu próprio desenvolvimento.
O apoio educacional envolve a oferta de ajuda e assistência tangíveis que
auxiliem diretamente o processo autoeducacional.
O apoio emocional está associado ao compartilhamento de experiências de vida, envolvendo empatia, dedicação, confiança e cuidado.
O apoio informativo inclui sugestões e informações que os jovens podem usar para resolver problemas.
O apoio avaliativo consiste em oferecer informações úteis para a autoavaliação, que incluem devolutiva construtiva e orientação quanto aos valores propostos pelo Escotismo.
Adicionalmente os adultos também apoiam treinando os jovens, e a eles próprios, na avaliação e prevenção dos riscos associados à prática escoteira, alertando e evitando ações indevidas.
A natureza da parceria entre jovens e adultos no Escotismo varia de acordo com
as idades e as capacidades das crianças, adolescentes e jovens envolvidos.
Sempre que possível, os jovens devem ser estimulados a tomar decisões e exercitar a liderança e até cometer erros em um ambiente seguro. De modo geral, os adultos estão presentes para ajudar os jovens a se preparar, bem como para apoiar, guiar, orientar e facilitar as experiências de aprendizado.
Essencialmente, o papel do adulto no Escotismo é reforçar a natureza do
programa: ser liderado por jovens e apoiado por adultos.
Marco Simbólico - Um conjunto de símbolos, temas e histórias.
O Escotismo utiliza uma estrutura unificadora de temas e símbolos para facilitar o aprendizado e o desenvolvimento de uma identidade única da Escoteira e do Escoteiro.
O marco simbólico é um conjunto de símbolos, temas e histórias que desenvolve senso de pertencimento, ajuda a transmitir uma mensagem educacional e estimula a coesão e a solidariedade no próprio grupo e no Movimento em nível global.
O marco simbólico ajuda os jovens a se identificar com o Propósito e os valores do Escotismo.
Também representa a proposta educacional do Escotismo para uma determinada faixa etária, de acordo com seu nível de maturidade e suas necessidades educacionais específicas, o que ajuda a reconhecer a progressão pessoal dentro do Programa Educativo.
O objetivo do marco simbólico é aproveitar a capacidade de imaginação, aventura, criatividade e inventividade de crianças, adolescentes e jovens para estimular seu desenvolvimento.
O marco simbólico é apresentado de maneira progressiva, adaptando-se às necessidades e interesses de crianças, adolescentes e jovens nas distintas faixas etárias, indo da fantasia do universo infantil até a realidade concreta do mundo adulto.
Natureza - Um cenário ideal que proporciona diversas oportunidades de aprendizagem.
O Escotismo cria possibilidades de aprendizagem ao ar livre que incentivam uma
melhor compreensão da relação do ser humano com o meio ambiente.
O ambiente da natureza proporciona um cenário ideal para as atividades escoteiras, oferecendo oportunidades de aventura e aprendizagem para o desenvolvimento físico, intelectual, afetivo, social, espiritual e do caráter dos jovens.
As atividades ao ar livre podem se concentrar em diversos temas, desde
os clássicos acampamentos ou caminhadas, até projetos relacionados à
sustentabilidade ou à educação ambiental, podendo ser realizadas mesmo em
lugares onde o ambiente natural é limitado.
Essas experiências também permitem aos jovens entrar em contato direto e perceber seu vínculo com a natureza em ambientes urbanos, rurais e selvagens, o que propicia descobrir a relação vital que une os seres humanos com os sistemas e processos da natureza e a desenvolver com ela uma conexão construtiva.
Este elemento do Método Educativo Escoteiro envolve o valor educacional do desafio de estar na natureza, que incentiva crianças, adolescentes e jovens a serem criativos e crescerem.
Também envolve a abordagem da sustentabilidade, que proporciona uma melhor
percepção ética, respeito e conexão com a natureza, incentivando comportamentos
sustentáveis.
Embora mencione a “floresta”, a visão de Baden-Powell sobre a natureza como uma
ferramenta educacional pode ser resumida da seguinte forma: “Para aqueles que
têm olhos para ver e ouvidos para ouvir, a floresta é ao mesmo tempo um
laboratório, um clube e um templo.” (Caminho para o Sucesso”, BADEN-POWELL,
Robert. 8ª edição. Herbert Jenkins Ltda. Londres, 1930.)
Envolvimento Comunitário -
Empoderando os jovens para que sejam cidadãs e cidadãos globais ativos.
O Escotismo oferece oportunidades para a exploração ativa e o comprometimento com as comunidades e o mundo mais amplo, promovendo maior valorização e entendimento entre as pessoas. Trabalhando com e dentro de suas comunidades – local, nacional e global –, crianças, adolescentes e jovens ampliam seu compromisso comunitário em todos os níveis, seu entendimento intercultural e sua solidariedade.
É um elemento essencial no processo de desenvolvimento da criança,
adolescente e jovem, pois vincula as oportunidades de aprendizagem com a
realidade. O serviço não deve ser visto apenas como fazer coisas para os
outros, mas também como envolvimento, o que implica fazer as coisas com os
outros, independentemente de sua origem e condição.
O envolvimento comunitário inclui ajudar os jovens a criar um mundo melhor, uma jornada que eles não podem seguir sozinhos. O engajamento dos jovens no serviço comunitário os capacita para que, a partir do comprometimento com a cidadania global ativa, considerando seu contexto imediato e com a responsabilidade pessoal de entender seu papel como cidadãs e cidadãos, compreendam como podem ajudar a transformar sua comunidade para melhor, sem que tenham que esperar a idade adulta.
Além disso, tal elemento do Método Educativo Escoteiro potencializa o valor da própria comunidade como um ambiente educacional, permitindo aos jovens conectar-se com pessoas e realidades diferentes, aumentar a compreensão intercultural e intergeracional, reconhecendo-se como cidadãs e cidadãos ativos, críticos e responsáveis na melhoria da comunidade local e global.
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