PROJETO 1 - SERVIÇOS COMUNITÁRIOS NA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA MUNDO AZUL, SITUADA EM UM BAIRRO DE PERIFERIA.
Sandro Garabed Ischkanian
Gabriel Nascimento de Carvalho
1. SONHAR:
Introdução: A ação social é um conceito motivado pela comunicação dentro da sociedade, e tem como objetivo principal uma intenção, a qual é orientada para o alter (outro). Ou seja, a ação social (que envolve ações e reações) somente é estabelecida quando entramos em contato com o outro, afetando assim, seu comportamento. ação social e a participação são conceitos recorrentes nos discursos contemporâneos na educação infantil. O objetivo desta ação é revitalizar os espaços da Associação Comunitária para que possa desenvolver diariamente a efetivação do seu trabalho com mais necessitados, no sentido de indicar possibilidade de constituição de uma participação protagônica de boas ações ao próximo.
Justificativa: As dimensões objetivas e sentido de ajudar o próximo, são aspectos centrais na discussão deste projeto, O desejo de ajudar ao próximo é o reflexo das nossas características como escotistas e se encaixar perfeitamentena ação social, que é movida por valores. O que são valores? São aquilo que nós acreditamos, que podem ser valores sociais ou mesmo subjetivos, que o indivíduo desenvolve dentro do contexto social, o valor move a intenção do sujeito de fazer o bem ao próximo e pode ser, inclusive, fruto de tradições coesas de mudanças sociais.
2. ESCOLHER:
Duração: 1 (um) dias
Responsáveis: Escotistas, pioneiros, pais e colaboradores
Local: Associação Comunitária Mundo Azul, situada em um bairro de periferia.
Objetivos:
Revitalizar os ambientes internos e externos da Associação Comunitária Mundo Azul, situada em um bairro de periferia.
Promover uma ação social em espiral crescente de ações num bairro de periferia.
3. ORGANIZAR:
Metodologia: Evidenciar o caminho que será percorrido em toda a execução do projeto, a implementação de planejamento do que precisa ser executado e em que ordem; já o método é um modo de colocar em prática alguma ação específica, em alguma parte pontual do projeto.
Metas: Identificação e ordenamento das ações necessárias: As ações a serem desenvolvidas já foram levantadas em contato com a associação e se referem à construção de uma horta comunitária, pintura interna e externa da sede com cerca de 85 m² de área construída, a construção de um jardim na parte da frente e cercar a parte dos fundos do terreno."
4. REALIZAR:
Distribuir as responsabilidades entre os participantes de maneira que todos tenham algo para fazer:
Escotistas: Supervisão das áreas onde as ações serão projetadas. Cada escotista, deve estar coesamente orientando, para que o percurso da ação, projete-se dentro das perspectivas e prazo estipulado.
Antes: Obter noções das ações que devem ser orientadas, saber que é o contingente que irá orientar na ação, saber liderar as pessoas e ações dentro dos princípios que gerem a Lei e Promessa Escoteira. Verificar os materiais necessários, juntos aos responsáveis de cada ação.
ESCOTISTA |
AÇÃO |
SUPERVISÃO DO MATERIAL E TEMPO |
Escotista A e B |
Construção de uma horta comunitária
Total de voluntários para ação:
5 voluntários + 2 escotistas |
Inicio: 8h Intervalo para lanche: 9h às 9h30 Almoço: 12h às 13h Termino: 18h
Material: 6 Pás de jardinagem, 10 sacos de lixos de 100l, 30 mudas de plantas pertinentes a horta 9pimentaão, tomate, cebola, cebolinha, alface, cenoura, couve) e 10 mudas frutíferas doadas por ___________, 10 sacos de fertilizante natural, 12 vasos de plantas ornamentais, 20 pneus decorados previamente, para ornamentação local. |
Escotista C e D |
Pintura interna da sede
Total de voluntários para ação:
7 voluntários, sendo 2 pintores profissionais + 2 escotistas |
Inicio: 8h Intervalo para lanche: 9h às 9h30 Almoço: 12h às 13h Intervalo para lanche: 16h às 16h30 Termino: 18h
10 galões de tintas amarelas 3 galões de massa corrida 4 galões tinta branca 10 pinceis largos 10 pinceis finos 5 brochas de pintura
Obs. Todos os materiais foram doados pelos voluntários e escotistas. |
Escotista E e F |
Pintura externa da sede
Total de voluntários para ação:
5 voluntários, sendo 3 pintores profissionais + 2 escotistas |
Inicio: 8h Intervalo para lanche: 9h às 9h30 Almoço: 12h às 13h Termino: 18h
5 galões de tintas amarelas 2 galões de massa corrida 2 galões tinta branca 8 pinceis largos 8 pinceis finos 8 brochas de pintura
Obs. Todos os materiais foram doados pelos voluntários e escotistas. |
Escotista G e H |
Construção de um jardim na parte da frente
Total de voluntários para ação:
5 voluntários, sendo 1 paisagista profissional voluntária + 2 escotistas |
Inicio: 8h Intervalo para lanche: 9h às 9h30 Almoço: 12h às 13h Termino: 18h
Material: 5 Pás de jardinagem, 10 sacos de lixos de 100l, 30 mudas de plantas ornamentais doadas por ___________, 10 sacos de fertilizante natural, 12 vasos de plantas ornamentais, 20 pneus decorados previamente, para ornamentação local. |
Escotista I e J |
Cercar 6 m² da parte dos fundos do terreno.
Total de voluntários para ação:
6 voluntários, sendo 2 carpinteiros profissionais + 2 escotistas |
Inicio: 8h Intervalo para lanche: 9h às 9h30 Almoço: 12h às 13h Termino: 18h
Material: 8 estacas de 3 metros cada (previamente envernizados) 16 ripões (previamente envernizados) 3 sacos de pregos grandes para madeira 2 bocas de lobo 6 martelos 5 serrotes
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Tabela 1: Planejamento etapa 1
Fonte: Sandro Ischkanian (2021)
Total de escotistas na Ação: 10 (sendo 2 para cada ambiente, promovendo assim interação e eficácia da projeção em tempo hábil do trabalho).
Pioneiros: 6 pioneiros
ANTES |
DURANTE |
DEPOIS |
1. Organizar o projeto 2. Contatar os voluntários 3. Contata patrocinadores para os materiais 4. Distribuir as tarefas previas. 5. Verificar os prazos. |
Participar coesamente da ação, desenvolvendo seu papel de voluntário de forma eficaz e eficiente. |
Promover um dia no local da Ação para agradecimentos e certificação de reconhecimentos dos voluntários na ação. |
Tabela 2: Planejamento etapa 2
Fonte: Sandro Ischkanian (2021)
Pais: 8 pais, que serão responsáveis pela alimentação de todo contingente.
ANTES |
DURANTE |
DEPOIS |
1. Verificar o total de voluntários da ação. 2. Reunir-se com os demais pais, para tratar sobre as refeições da ação, assim como quem vai doar o quê? |
Participar coesamente da ação, desenvolvendo seu papel de voluntário de forma eficaz e eficiente. |
Deixar o local da ação limpo e organizado na função que desempenhou. |
Tabela 3: Planejamento etapa 3
Fonte: Sandro Ischkanian (2021)
Colaboradores:
ANTES |
DURANTE |
DEPOIS |
1. Preparar os materiais necessários na função que irá desempenhar. 2. Mediar perspectivas previas para aprimoramento da ação. |
Participar coesamente da ação, desenvolvendo seu papel de voluntário de forma eficaz e eficiente. |
Deixar o local da ação organizado na função que desempenhou. |
Tabela 4: Planejamento etapa 4
Fonte: Sandro Ischkanian (2021)
Colaboradores da área de saúde:
ANTES |
DURANTE |
DEPOIS |
1. Preparar os materiais necessários na função que irá desempenhar pertinente ao atendimento em sua área especifica da saúde. 2. Mediar perspectivas previas para aprimoramento da ação. |
Participar coesamente da ação, desenvolvendo seu papel de voluntário de forma eficaz e eficiente. |
Deixar o local da ação organizado na função que desempenhou. |
Tabela 5: Planejamento etapa 5
Fonte: Sandro Ischkanian (2021)
Colaboradores da área da policia militar:
ANTES |
DURANTE |
DEPOIS |
1. Enviar documentação a Distrito Policial, comunicando a ação desenvolvida e solicitando proteção policial. |
Participar coesamente da ação, desenvolvendo seu papel de voluntário de forma eficaz e eficiente. |
Deixar o local da ação organizado na função que desempenhou. |
Tabela 6: Planejamento etapa 6
Fonte: Sandro Ischkanian (2021)
Orçamento: O custo será promovido através de doações de materiais, pertinente a cada ação.
Assegurar os recursos financeiros e materiais: Todos os envolvidos na ação para doação de materiais e recursos, terão que delinear a projeção da doação, duas semanas antes da ação, para evitar futuros contratempos.
Obter a colaboração de especialistas: A colaboração de especialista, será de forma voluntária, com assinatura de Acordo Mútuo prévio.
Adquirir ou reunir as competências necessárias: Neste contexto a chefia será de grande valia no decorrer de toda ação deste projeto.
Harmonizar as diferentes fases do projeto com as demais atividades: Estar coesamente dialogando e verificando junto aos voluntários, as ações pertinentes ao projeto.
Estabelecer um calendário:
PROJETO 1 - SERVIÇOS COMUNITÁRIOS |
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1 Inicio das ações previas e diálogos com patrocinadores.
Forma um grupo social da ação, ara trocar informações. |
2 Reunião com chefia delineando a função de cada um |
3 Reunião com pais delineando a função de cada um |
4 Reunião com os voluntários delineando a função de cada um |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 Recebimentos dos materiais da ação na instituição. |
16 Reunião geral com todos os envolvidos |
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18 |
19 |
20 |
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22 Ligar para todos os envolvidos na ação, verificando o andamento das atividades préias. |
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25 Recebimentos da doação de plantas e horti-fruti. |
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28 AÇÃO DO PROJETO de 8h às 18h |
Tabela 7: Etapas do calendário.
Fonte: Sandro Ischkanian (2021)
De 5 a 17 – Tempo para que todos os envolvidos na ação, possam executar suas atividades pertinentes.
De 17 a 21 – Todos os membros responsáveis pelo projeto, novamente deverão verificar os materiais e recursos necessários para ação.
5. AVALIAR: é fundamental avaliar se a equipe cumpriu com as metas de gastos estabelecidas já no início do projeto ou, ainda, se a meta estabelecida na fase de planejamento realmente é razoável.
Eficiência: fizemos um uso racional dos recursos? Antes de mais nada, é fundamental avaliar se a equipe cumpriu com as metas de gastos estabelecidas já no início do projeto ou, ainda, se a meta estabelecida na fase de planejamento realmente é razoável. Se houver um aumento expressivo de custos – em outras palavras, desperdícios – pode ser que o próprio fruto do projeto perca a sua competitividade, caso seja um produto ou serviço, ou ainda, que os recursos financeiros do empreendimento fiquem comprometidos. A eficiência, portanto, é um critério fundamental.
Eficácia: concluímos as etapas de ação? Evidentemente, quando estabelecemos um planejamento não nos restringimos a estabelecer metas de gastos, como também muitas outras. Para dizer que o projeto teve eficácia é essencial verificar se todo o escopo, os objetivos e as metas foram conquistados
Efetividade: qual foi o impacto do projeto? Pode parecer que se formos eficazes e eficientes certamente o projeto terá sucesso, certo? Não é bem assim. Agora é chegado o momento de se avaliar os verdadeiros impactos do projeto. No exemplo citado anteriormente, não deveríamos ficar satisfeitos apenas com a execução do plano. Apenas o monitoramento de novas incidências da doença a ser controlada poderá dizer quais foram os verdadeiros impactos da ação. Em alguns casos, inclusive, os impactos são maiores do que o esperado.
Para concluir, podemos observar que a avaliação de um projeto depende da formulação de indicadores de performance e de outras métricas para sabermos se realmente houve sucesso ou não. Para isso, devemos antes de mais nada estabelecer nossos objetivos e metas, afinal de contas, não há como controlar algo que não tem forma e resultados preestabelecidos.
6. FESTEJAR:
Promover um dia no local da Ação para agradecimentos e certificação de reconhecimentos dos voluntários na ação.
Anotações:
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