Páginas

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Discussões pedagógicas sobre “A História do Nelson” PARTE 1 - CURSO EAD


Quais os incidentes críticos que estão dificultando a participação e a aprendizagem do Nelson no curso?

O Nelson é um aluno novo na EAD e fez inscrição para o seu primeiro curso nessa modalidade de ensino.

 

Ele está ativo no ambiente virtual de aprendizagem e quando ingressou no curso se deparou com vídeos, leituras, fóruns e tarefas para realizar.

 

Incidente 1 - Ele leu as informações iniciais e participou da ambientação do curso, mas achou que são muitas atividades para serem feitas.

 

Incidente 2 - E tem muitos fóruns, nos quais terá que interagir com seus colegas, mas ele prefere fazer um estudo silencioso, como sempre fez na educação presencial, e não se sente à vontade para discutir temas de estudo com seus colegas.

 

Incidente 3 – O Nelson não tem certeza de que fazer um curso em EAD tenha sido uma boa escolha e está meio “perdido” nos seus estudos.

 

O Nelson começou a ver os vídeos, fazer as leituras e tenta participar dos fóruns e fazer as tarefas.

 

Incidente 4 – Entretanto, as respostas que dá não parecem corresponder ao que foi apresentado nos vídeos e leituras.

 

Incidente 5 – Sente-se ainda mais preocupado com o fato de que, apesar dos materiais de curso estarem bem escritos, algumas partes parecerem incompreensíveis e pensa que foi uma insensatez iniciar este curso.

 

Incidente 6 – Além disso, a sua participação nos fóruns é tímida, ele responde os questionamentos com poucas palavras e acha provável que o tutor nem queira discutir o tema em estudo com alguém que está obviamente tão mal preparado para enfrentar o trabalho colaborativo.

Depois de ter organizado e feito as leituras, o Nelson sente que a maior parte delas são bastante claras, se bem que, por vezes, pareçam insistir num determinado ponto e em outras vezes, passar de leve sobre outros pontos.

 

Incidente 7 – O Nelson está a refletir sobre as atividades que tem de realizar, mas sente dificuldades porque está interagindo muito pouco nos fóruns e, consequentemente, quando volta a participar encontra muitas mensagens não lidas e não consegue acompanhar as discussões. Nelson desconfia que essa participação precária está causando confusão para compreender as discussões nos fóruns e diminuindo a sua aprendizagem.

Incidente 8 – O Nelson participa dos fóruns e realiza tarefas sem se preocupar muito com o conteúdo, porque tem dúvidas sobre o assunto e não as discutiu no fórum de dúvidas.

 

Incidente 9 – Se bem que tenha localizado com êxito alguns recursos adicionais acerca dos temas em estudo, não está seguro se os terá utilizado da melhor maneira e está se atrasando na realização das atividades, deixando pra fazê-las de última hora para cumprir com as tarefas e não deixar de fazê-las, pois sabe que poderá ser desligado do curso se tiver uma participação insatisfatória.

Incidente 10 – O Nelson é uma de quatro pessoas que participam de um grupo de trabalho. Entretanto, ele mantém pouco contato com seus colegas e acha que a sua participação pouco irá colaborar com o resultado final e que, de alguma forma, os demais farão o que precisa ser feito e ele ganhará a nota por ser participante do grupo.

 

Incidente 11 – O grupo tem tentado contato e trazê-lo para participar, mas ele está resistindo a esse trabalho colaborativo por achar mais cômodo trabalhar sozinho.

 

Incidente 12 – O Nelson está preocupado que esse trabalho de grupo e já reclamou com seus colegas que seria muito melhor se esse trabalho fosse individual.

Incidente 13 – O Nelson está se desgarrando do curso. Deixou de fazer uma unidade didática inteira e passou uma semana e meia sem dar notícias aos seus colegas.

 

Incidente 14 – Voltou lentamente e fez mais algumas atividades, mas já está atrasado novamente e deixando para fazer suas atividades todas de última hora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Tabela 1: Incidentes relacionados a história de Nelson

Fonte: Sandro Ischkanian e Simone Ischkanian (2021)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário