Tema: Ações AntiBullying no Escotismo
Autor: Gabriel Nascimento de Carvalho
Grupo Escoteiro João Oscalino – 2º AM
Seção: Tropa Escoteira e Tropa Sênior
OBJETIVO:
O objetivo principal compreender como o escotismo pode contribuir positivamente na prevenção e minimização de comportamentos/eventos relacionados ao bullying.
FUNDAMENTAÇÕES
A escolha da temática “Bullying nas atividades do Grupo Escoteiro João Oscalino” deve-se ao fato de que, nos últimos anos, têm observado aumento significativo de comportamentos relacionados ao bullying na socidade (CALHAU, 2011; SILVA, 2010).
O bullying é considerado um fenômeno de ordem social, complexo e abrangente e atinge todas as sociedades do mundo inteiro (SILVA, 2010; LOPES NETO, 2011). Não existe uma tradução exata para a palavra na língua portuguesa, que abranja todas as situações de bullying.
Comportamentos relacionados ao bullying se manifestam de diferentes formas e comumente envolvem todas as formas de atitudes agressivas e violentas, de exclusão e discriminação, intencionais e repetidas, praticadas por uma ou mais pessoa(s) contra outra(s), executadas dentro de uma relação desigual de poder (LOPES NETO; MONTEIRO FILHO; SAAVEDRA, 2003).
As consequências do bullying podem acarretar danos irreversíveis, não só às suas vítimas, mas também, a todos que se encontram envolvidos no evento, sendo que todos sem exceção, necessitarão de orientação e ajuda (ABRAMOVAY; RUA, 2003; ALBINO; TERÊNCIO, 2012; CALHAU, 2011; LOPES NETO, 2011; SILVA, 2010; TEIXEIRA, 2011).
O fenômeno bullying também atinge as escolas, porém, nas unidades escolares, muitos funcionários se sentem despreparados para lidar com os comportamentos relacionados a ele pela falta de conhecimento sobre o assunto (CALHAU, 2011; SILVA, 2010; LOPES NETO, 2011).
É possível considerar, portanto, que a aprendizagem envolvida nas atividades nas UELs, exige de certa forma, a construção de hábitos e atitudes voltados para a capacidade de aprender a ser e a conviver em sociedade, favorecendo assim, a prevenção ao bullying. Neste sentido é função do escotista educador, realizar um trabalho onde os Conteúdos Estruturantes da área do escotismo, propostos pelo Projeto Educativo da UEB e na Especialidade de Prevenção ao Bullying, sejam trabalhados de maneira a favorecer a aquisição de conhecimentos relevantes para a vida dos alunos, que os tornem capazes de analisar e refletir criticamente, utilizando essa aprendizagem também fora da escola, de forma a terem uma boa qualidade de vida, individual e coletiva (PARANÁ, 2008).
PLANO DE ATIVIDADES PRÁTICAS GERAIS:
Plano de Atividades Práticas, para se aplicar na UEL a qual faço parte, 2° GE João Oscalino, juntamente com meu APF, as atividades práticas irão seguir de acordo com o POR Cap.15, incentivando os Jovens a cumprir as etapas da Especialidade de Prevenção ao Bullying.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Nesta proposta de trabalho estarão presentes a aplicação de jogos cooperativos e dinâmicas globalizantes atrativas pertinentes ao tema, leituras, projeção de filme e a confecção de painel/mural jovens e apresentação de um grupo de dança.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PLANEJADAS:
Data |
Atividade no escotismo |
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Pesquisa e Apresentação para Seções sobre Bullying e Cyberbullying, destacando suas diferenças, consequências para vitimas e agressores, o que leva uma pessoa a praticar o bullying, e que saibam como identificar e como proceder nas situações. |
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Organizar Esquete ou Dramatização, apresentando as Seções, situações do cotidiano onde o Bullying é praticado, de todas as formas, após a esquete, promover um debate crítico entre as seções de como ser evitado e quais ações podem ser tomadas para ajudar e acolher as vítimas. |
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Chefia irá promover uma Palestra sobre Bullying com Psicólogo ou Pedagogo que tenha domínio certificado sobre assunto, para que a seção tenha conhecimento aprofundado de como é prejudicial as vítimas e que consequências (até mesmo jurídicas, em alguns casos) pode acarretar ao agressor, na sequência apresentação da proposta de ação antibullying.
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Elaboração da ação antibullying pelos jovens, por meio de apresentações de vídeo, dinâmicas, com o objetivo de trabalhar valores de igualdade, solidariedade, amizade, altruísmo e respeito. |
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O bullying. Filme: Elephant |
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Manifestações dos eventos de Antibullying – Jogos cooperativos – Dinâmica. |
Tabela 1: Antibullying no escotismo - Descrição das atividades planejadas
Fonte: Próprio Autor – CARVALHO, Gabriel 2021
Tema da aula: O bullying na escola. Filme: Elephant. (ELEPHANT, 2003)
Objetivo(s):
· Estabelecer relações entre situações do filme e situações da realidade em que vivem.
· Compreender as razões das vivências das manifestações culturais.
· Identificar situações de bullying.
· Discutir sobre a importância de respeitar e valorizar as diferenças uns dos outros, de forma que ninguém seja vítima de bullying no contexto social.
· Compreender que determinados apelidos podem prejudicar o aprendizado e o convívio grupal.
· Promover discussões, reflexões e a escuta sobre violência no espaço social.
· Explicar as possíveis conseqüências, em termos psicológicos do bullying.
Materiais utilizados na aula: Painel de projeção de vídeo, filme e internet.
Filme: Elephant (2003).
http://www.youtube.com/results?search_query=filme+elephant&oq=filme+elephant&g
s_l=youtube.3..0l4.5391.10766.0.14172.14.8.0.6.6.0.390.1531.2-
3j2.5.0...0.0...1ac.1.EwIGkv2lzFA
Tema da aula: Manifestações dos eventos de bullying – Jogos cooperativos –
Dinâmica.
Objetivo (s):
· Respeitar as individualidades e características de cada um, fortalecendo a convivência social.
· Privilegiar ações coletivas com práticas reflexivas.
· Desenvolver relação de cooperação, baseado no respeito em benefício de um objetivo coletivo.
· Adotar atitudes de respeito com o próximo.
· Perceber a importância de ter um bom convívio social.
· Estimular a cordialidade e o respeito entre os membros juvenis. .
Materiais utilizados: bola, rede, corda, arco, jornal, outros.
REFERENCIAIS:
CALHAU, L. B. Bullying: o que você precisa saber: identificação, prevenção e repressão. Niterói: Ímpetos, 2011.
LOPES NETO, A. A. Bullying: saber identificar e como prevenir. São Paulo: Brasiliense, 2011.
SILVA, A. B. B. Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
TEIXEIRA, G. Manual antibullying: para alunos, pais e professores. Rio de Janeiro: Best-seller, 2011.
REFERENCIAIS DOS MATERIAIS:
ANAEDUCUPÉDIA (2012)
https://sites.google.com/site/anaeducopedia5/exemplos-de-jogos-cooperativos
BULLYING DEFEND YOURSELF (2012)
http://bullyingdefendyourself.blogspot.com.br/2012/02/painel-sobre-bullying.html
BRINCAR É COISA SÉRIA (2008)
http://ludiconaeducacao.blogspot.com.br/2008/05/jogos-cooperativos.html
EDUCRIANÇA (2011)
http://educrianca.blogspot.com.br/2011/01/jogos-cooperativos.html
DRUMOND ISCHKANIAN (2012)
http://simonehelendrumond.blogspot.com.br/2012/02/frases-para-o-painel-escolar-2-
2012.html
ORLICK (2010)
http://www.projetocooperacao.com.br/2010/10/26/tipos-e-categorias-de-jogoscooperativos-
terry-orlick/
PARANÁ (2012)
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo
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