Páginas

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Fórum: Compreendendo Andragogia

 

Sandro Garabed Ischkanian

 

Na perspectiva educacional do escotismo e na educação globalizante, a Andragogia é um método utilizado para ensinar adultos. Do grego significa o Homem Líder. Este modelo rompe a forma que aprendemos as formas de ensinar e aprender, baseado no ensino para crianças (pedagogia). Trata-se de uma concepção humanizada de aprendizagem autodirigida.

 

Como todas as outras vertentes da ciência da educação, a Andragogia tem como objetivo a transmissão de conhecimento do professor/escotista educador para um ou mais alunos/membros juvenis do escotismo e/ou escotistas em algum processo de formação.  

 

O ponto de partida deve ser a compreensão de si, do outro e das formas de aprendizagens, além de percorrer sobre as realidades e necessidades de cada um dos educandos/membros juvenis/escotistas em processo de formação.

 

As características das praticas delineadas na Andragogia, estão nos processos amplos que destacam a MOTIVAÇÃO para aprender. Essa se amplia em habilidades e se for interna (necessidade individual), e se o conteúdo a ser aprendido ser de aplicação imediata. Os adultos/escotistas educadores trazem uma bagagem de experiências que podem contribuir para sua própria aprendizagem.

 

Na Andragogia objetivada nas formações do escotismo, é necessário encontrar benefícios em todas as ações educativas é um excelente modo de desenvolver novas habilidades e projetar competências.

O desenvolvimento das capacidades técnicas dos escotistas é fator primordial no contexto da Andragogia

O crescimento da produtividade intelectual  e da qualidade dos trabalhos voluntários são fatores primordiais para o crescimento e fortalecimento do Escotismo.

A otimização do relacionamento entre os membros do escotismo e com outras áreas, é destaque positivo nas questões que envolvem a andragogia.

Na andragogia o aumento exponencial da motivação dos escotista é fator primordial, para que o trabalho voluntário possa projetar-se coesamente de forma transcendente.

É possível perceber que a andragogia tem muito a contribuir para o ensino e aprendizagem globalizante no escotismo, tanto nas práticas reais como no respeito às diversas formas de aprender e ensinar.

 

 

Simone Drumond Ischkanian

Andragogia: por que um escotista deve conhecer e por que deve aprender - Para que o educador escotista aprenda é preciso que ele entenda e saiba qual a real necessidade do processo que envolve ensinar e aprender. Na andragogia os benefícios e as vantagens dos processos de aprendizagens precisam estar claros para os envolvidos no contexto de uma formação pertinente ao Movimento Escoteiro.

Andragogia e a autonomia do educador escotista – Neste contexto é necessária total consciência da autonomia que o educador escotista tem sobre sua própria vida. Lembro que respeitar a autonomia do educador escotista, bem como as suas capacidades de tomar decisões e sua autogestão, são fatores primordiais.

Andragogia: a experiência é importante - As técnicas de educação que somente transmitem conhecimento não são aplicáveis para os educadores escotistas autônomos e com experiência de vida. Por isso, é preciso aliar o conhecimento aos desafios do dia a dia.  

Andragogia e o engajamento na aprendizagem do educador escotista – Neste contexto é necessário obter consciência da contribuição do aprendizado no seu cotidiano, se o escotista se engaja com maior afinco nos estudos.

Andragogia e o foco na vida real – Neste contexto é importante destacar que em qualquer formação das etapas do escotismo, estamos lidando com escotistas com experiência de vida, cada um com seu olhar voltado para aquilo que remete à sua rotina de experiência, e este contexto deve contribuir para deixa a aprendizagem do coletivo mais eficiente e agradável.

Andragogia e a motivação para aprender - Por ter esse olhar voltado para a sua realidade, o educador escotista busca motivações que vão além da aprendizagem em si. As promoções de trabalho, os reajustes salariais, o aumento da autoestima são alguns dos fatores que motivam adultos a buscar e projetar novos conhecimentos e ajudar o próximo de forma globalizante.

As premissas destacadas na andragogia são  poderosas ferramentas que ajudam a transformar a vida dos educadores escotista de forma positiva.

No âmbito da vida pessoal e nas atividades que envolvem o escotismo, as formas de aprender e ensinar, funcionam como um combustível para que o educador escotista dê o melhor de si de maneira saudável e com benefícios para o escotismo e a atuação coesa na UEL. Esse é um dos motivos de grande valia que podemos relacionar o escotismo com a andragogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário