Sandro Garabed Ischkanian
Formação EAD das Cerimônias Escoteiras.
Tema: CERIMÔNIAS COMUNS AOS RAMOS Recurso: Vídeo, Gamificação e fórum de debate
Conteúdos: Abertura e encerramento das reuniões dos Grupos ou Seções Bandeira (hasteamento, arriamento, saudação) Para o Ramo Lobinho Situações especiais ou imprevistos A Cerimônia de Integração A Cerimônia de Promessa Passagens Entregas de distintivos aos jovens
Tema: CERIMÔNIAS ESPECÍFICAS DO RAMO LOBINHO Recurso: Vídeo, Sala de aula invertida e Gamificação: quadrinhos informativos. Conteúdos: Grande Uivo Caça Livre
Tema: CERIMÔNIA ESPECÍFICA DO RAMO SÊNIOR Recurso: Vídeo e Gamificação da dramatização Conteúdos: Cerimônia de Compromisso Sênior
Tema: ESPECÍFICAS DO RAMO PIONEIRO Recurso: Vídeo e fórum: chuva de idéias Conteúdos: Investidura Pioneira A Cerimônia de Partida
Tema: CERIMÔNIAS ESPECÍFICAS PARA ADULTOS Recurso: Vídeo, Gamificação: certo ou errado interação com foco na aprendizagem móvel.
Conteúdos: Posse em cargo de Escotista ou dirigente Entregas referentes a formação de adultos, módulos, níveis preliminar e básico Entrega de Insígnia de Madeira
Tema: AS CERIMÔNIAS DEVEM SER. Recurso: Sala temática de debates e Gamificação Conteúdos: • CURTAS, pois as pessoas se cansam e logo se distraem. Se há crianças e jovens participando, ou se há convidados que não fazem parte do dia-a-dia da instituição, isto pode ocorrer com mais facilidade. Se as pessoas estiverem em pé, no frio ou no calor, ou mesmo se houver entre os ouvintes pessoas de idade, a sensação de desconforto será um fator prejudicial. Desta forma, é fundamental proceder de maneira breve, eficiente e marcante. Deve ser breve, organizada e “sem correrias”. • SIMPLES, como tudo no Movimento Escoteiro. Para reconhecer uma pessoa não é preciso fazer coisas extravagantes. As palavras certas terão melhor serventia do que qualquer outra ferramenta que se possa inventar. A simplicidade também auxilia no entendimento e na valorização do que está acontecendo, especialmente por parte das crianças e jovens. • SINCERAS, pois a melhor cerimônia é aquela feita com amor, com o coração aberto. Sorrisos e elogios possuem efeito semelhante a um forte abraço: fortificam as almas e estimulam as pessoas. • PERSONALIZADAS, devendo-se levar em conta as características e particularidades dos envolvidos. Quando se personaliza algo, está se dizendo que aquele momento foi pensado exclusivamente para aquela pessoa. Palavras de incentivo especialmente elaboradas, e outros pequenos detalhes fazem muita diferença. É importante que a pessoa sinta aquele momento como sendo seu. Por este motivo as cerimônias devem ser realizadas de maneira individual.
AS CERIMÔNIAS DEVEM OCORRER: • Em momento oportuno, considerando a participação de pessoas que devem estar presentes. • Em local adequado, de tal forma que possibilite o conforto dos participantes, que se tenha privacidade. Deve-se ter cuidado para que o local não se torne mais importante que o momento. • Quando por um reconhecimento, logo após a conquista, pois a demora na entrega pode causar desmotivação, especialmente nos jovens. Sempre que ocorrer um reconhecimento, alguns fatores devem ser considerados para orientar a cerimônia: • O que será entregue? • Porquê será entregue? • Quem recebe? Quem participa? Quem entrega? • Quando ocorrerá (data e hora)? • Onde será realizada? • Como será feito? Qual o protocolo e recomendações devem ser seguidas? • Quais os materiais necessários?
|
Simone Drumond Ischkanian
Fase EAD Cerimônias Escoteiras
Tarefa previa na Biblioteca Virtual: 1. Leitura do livro: MANUAL DE CERIMÔNIAS ESCOTEIRAS da UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL. Podcasts Aplicativos Realidade virtual Tema: Cerimônias Escoteiras
Recursos tecnológicos: Vídeos pertinentes as etapas dos conteúdos que delineiam o tema. Jogos online Fóruns de debates online, cujo cada participante da formação apresenta suas idéias sobre seu tema contextualizado na cerimônia escoteira. Festival de fotografias pertinentes as cerimônia escoteira. Elaboração de jogos utilizando as tecnologias ativas, com foco nos temas que permeias a cerimônia escoteira.
A descrição das principais cerimônias escoteiras, com suas particularidades, é fator primordial nas formações EaD, uma vez que temos a oportunidade de socializar conhecimentos com escotistas das diversas regiões do Brasil, contribuindo na constituição de uma identidade associativa, em que determinados conteúdos sejam aplicados de maneira nacional.
Tarefa Prévia de leitura prazerosa com Gamificação. Os Escoteiros do Brasil disponibiliza as literaturas do programa educativo, descrevendo em seus textos, inclusive, as cerimônias de cada ramo, este contexto na formação EaD é de grande valia, uma vez que pode ser delineado numa.
Os fóruns de debates coletivos, através de vídeos conferencias ssobre este tema, proporcionam um enorme passo na direção da qualidade na realização das cerimônias, com base neste documento único e em todo o conjunto.
Elaboração de Slides e /ou vídeos informativos delineando a iniciativa de buscar conceitos e traçar as linhas gerais globalizantes com enfoco na EaD e na projeção coesa dos conteúdos pertinentes as Cerimônias Escoteiras.
Elaboração de jogo, com foco nas tecnologias ativas, para disponibilizar aos Escotistas e dirigentes, mais um elemento que ajudará, na aplicação do programa educativo dos Escoteiros do Brasil.
Jogo online: O que deve ser evitado? Desorganização e improviso. Tudo deve ser bem pensado, para que cumpra seu objetivo. Local, materiais, fatores climáticos, sonoridade e participantes são alguns aspectos que devem ser considerados.
Trilhas de aprendizagem para entregar distintivos: No caso da entrega de distintivos, é importante que a cerimônia seja completa (entrega do distintivo e do certificado). Se tiver um alfinete para afixar o distintivo na camisa, tanto melhor. Tudo deve ser preparado com antecedência. Planejamento é fundamental.
Chats educativos sobre os trotes nas cerimônias escoteiras. As cerimônias devem causar sentimento de pertencer, e não de medo, terror ou qualquer tipo de desconforto. Constrangimentos e humilhações também não condizem com os valores de irmandade e fraternidade definidos pelo Escotismo. Pactos de sangue uso de armas, bebidas alcoólicas e castigos físicos, são proibidos e devem ser rigorosamente combatidos! • FALTA DE SEGURANÇA. Toda e qualquer cerimônia deve ser pensada de maneira que eventuais riscos sejam neutralizados. • FORMALISMOS EXAGERADAS: Lembre-se, as cerimônias são simples, não devem ser confundidas com ritos rígidos, imutáveis, repletos de exigências e detalhes.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário