MOVIMENTO ESCOTEIRO TEM POR SUA ESSÊNCIA O "TRAZER JUNTO"
Sandro Garabed Ischkanian
Gabriel Nascimento de Carvalho
Movimento Escoteiro tem por sua essência o "trazer junto", congregando jovens independentemente de raça, credo, gênero, orientação sexual, religião, origem social ou condição econômica. Contudo, muitas vezes precisamos quebrar estereótipos e preconceitos presentes até mesmo em nosso próprio corpo voluntário. Reflita sobre isso e escreva sobre o seguinte tema:
Quais ações devem ser tomadas no nível local para que todos estejam comprometidos com esse "trazer junto", quais as dificuldades e facilidades que você percebe e como você pode ser um influenciador da inclusão em sua unidade local.
Quais ações devem ser tomadas no nível local para que todos estejam comprometidos com esse "trazer junto". |
Contextualizar as competências de forma positiva para o bem coletivos de todos que participam do Grupo Escoteiro.
Um escotista para “trazer junto” deve:
Ser AGENTE de transformação.
Ser um INOVADOR.
Ser capaz de CONTROLAR processos e meios para atingir os fins.
Parece muita coisa? Tudo isso pode ser resumido dizendo-se que um líder escotista precisa saber:
COORDENAR sua LIDERANÇA e sua capacidade de ORGANIZAÇÃO e GESTÃO no desenvolvimento das atividades no Grupo Escoteiro.
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Quais as DIFICULDADES que você percebe e como você pode ser um influenciador da inclusão em sua unidade local.
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A comunicação para relações interpessoais globalizantes. |
Quais as FACILIDADES que você percebe e como você pode ser um influenciador da inclusão em sua unidade local. |
Contribuir para o propósito do Movimento Escoteiro, com observância dos princípios e aplicação do Método Escoteiro no desenvolvimento das atividades em que estiver envolvido;
Relacionar-se consigo mesmo, com o mundo, com a sociedade e com Deus, constituindo um testemunho do Projeto Educativo do Movimento Escoteiro, com particular ênfase à sua retidão de caráter, maturidade emocional, integração social e capacidade de trabalhar em equipe;
Comprometer-se com o aprimoramento contínuo dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho de suas funções; e
Demonstrar apoio e adesão às normas dos Escoteiros do Brasil, aceitando-as e incorporando-as à sua conduta.
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Tabela 1: Essência do Escotismo
Fonte: Sandro Ischkanian (2021)
Outros aspectos relevantes a ação:
Descentralização, aproximando dos adultos as oportunidades de aprendizado, reconhecendo seus contextos sociais e culturais.
Acessibilidade e flexibilidade, facilitando o acesso ao sistema de formação mediante a oferta de múltiplas oportunidades de aprendizado, incluindo aquelas que possam ser providas por ofertas externas ao Movimento Escoteiro.
Horizontalidade, permitindo que os atores envolvidos nos processos formativos interajam, respeitando-se mutuamente, em um processo educativo de contínuo enriquecimento e retroalimentação.
Transparência, favorecendo o acesso às informações e a confiança dos adultos em todos os processos e decisões relacionadas ao processo de gestão de adultos.
Personalização, reconhecendo e homologando as competências do indivíduo, suas características individuais e o contexto no qual está inserido, para que possa estruturar seu Plano Pessoal de Formação com a orientação de um Assessor Pessoal de Formação.
Aprendizagem significativa, vinculando permanentemente os conhecimentos, habilidades e atitudes com as situações e problemas do cotidiano das tarefas do adulto, considerando a realidade local.
Participação, promovendo a tomada de decisão conjunta entre os adultos e aqueles que orientam e acompanham seus processos de gestão.
Equidade de gênero, reconhecendo e valorizando qualidades, capacidades, diferenças e similaridades entre homens e mulheres, com igualdade de oportunidades em todos os processos.
Qualidade, favorecendo uma melhora contínua dos adultos e da instituição, assegurando processos de gestão atualizados e sistematizados.
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