GRUPO ESCOTEIRO JOÃO OSCALINO
Ramo Lobinho (Conhecer os personagens da Jângal e suas características, relacionando suas qualidades com as das pessoas com as quais convive).
MOWGLI no Grupo Escoteiro João Oscalino, está no centro da ação de nossas atividades, representa todos aqueles escotistas que continuamente fazem parte do processo da aprendizagem globalizante das perspectivas educacionais do Movimento Escoteiro, embasadas no Ramo Lobinho. Na fase adulta representa 100% de nossa chefia, na fase infanto-juvenil representa 70% de nossos associados, uma vez que revelam em sua personalidade, modéstia, solidez, consciência de si e principalmente de sua facilidade de permanecer em um grupo.
RAKSHA é a mãe loba, é no Grupo Escoteiro João Oscalino, suas características são fortemente evidenciadas nas mulheres, uma vez que revelam combinação de doçura, força, altivez e muito sentido de proteção. As escotistas são caçadoras de boas perspectivas para as crianças.
A postura de AKELA, é evidenciado em todos os escotistas mais velhos do GEJO, uma vez que guiam, que refletem sua sabedoria e inteligência, a serviço da coletividade. Percebe-se claramente que os chefes mais antigos, sabem o que falam, sabem o que fazem e norteiam na direção adequada ao contexto.
A astúcia de BAGHEERA, não como má intenção, mas como derivado de inteligência com holística fincada em todas as fases de desenvolvimento humano, é coesamente percebia na chefia com idade matura. A chefia com idade mais púbere evoca a aptidão física e agilidade da pantera negra.
No GEJO temos diversos escotistas que refletem a personalidade de BALOO, São maduros, com experiência e conhecimento da moral e ética. Alem das leis que regem a comunidade para a orientação do caráter.
A personalidade amigável e de sabedoria oriental de KAA é percebida no coletivo da chefia do GEJO, este contexto representa um ritmo diferente, uma freqüência própria, mas que aparece e resolve nas situações diversas que regem as atividades do GEJO.
Os BANDARLOGS são a imagem do indivíduo desorganizado que não consegue integrar a sua individualidade, que age às apalpadelas, cujos movimentos agitados, a mímica e as expressões são exageradas, incoerentes, é incapaz de se obrigar a um trabalho produtivo e útil, incapaz de chegar a um acordo quanto a uma lei ou qualquer expressão cultural. No GEJO somos muito ocupados e tal contexto fincados na personalidade dos BANDARLOGS não afloram em nosso escotismo.
HATHI é o elefante longevo não se arroga nenhuma espécie de mando sobre os outros seres, mas é uma referência para todos por sua experiência e sabedoria. HATHI revela a personalidade coesa de todos os chefes do GEJO.
TABAQUI e CHIL que permuta sua própria honra por proteção. Símbolo da covardia do adulador.
SHERE-KHAN nitidamente retrata a falsa aparência, a falsa moral e ética, no GEJO perceptivelmente este caráter não é aceito, porém é orientado dentro dos princípios estéticos, éticos e morais. Os personagens SHERE-KHAN, TABAQUI e CHILL, embora a chefia mais antiga, compreenda as características psicológicas da personalidade, sempre fazem mediações educativas aos que revelam tal caráter e personalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário