Páginas

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Política Nacional de Adultos por Gabriel Nascimento de Carvalho

 

GRUPO ESCOTEIRO JOÃO OSCALINO – 2º AM

Escotista Gabriel Nascimento de Carvalho

Política Nacional de Adultos

https://escoteiros.org.br/wp-content/uploads/2020/07/Politica_Nacional_Adultos-1.pdf

IMPRESSÕES POSITIVAS

IMPRESSÕES NEGATIVAS

Os Escoteiros do Brasil fortalecem e renovam seu compromisso com a sociedade em assegurar um ambiente seguro para as práticas de suas atividades educativas. As orientações contidas na Política de Proteção Infantojuvenil estão integralmente alinhadas com as Políticas Mundial e Interamericana da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, bem como com a legislação vigente.

 

O Programa Educativo deve oferecer todas as orientações necessárias sobre o tema, incluindo informações nas publicações e outros materiais educativos destinados aos membros juvenis e adultos, bem como orientando procedimentos de segurança e bem estar nas atividades escoteiras.

 

A proteção é uma responsabilidade de todo e qualquer adulto no Movimento Escoteiro, e é fundamental que todos estejam preparados, não apenas para evitar, mas também reconhecer e agir de forma apropriada, firme e imediata diante de situações de abusos e maus tratos envolvendo crianças, adolescentes e jovens.

Caducidade das leituras complementares que apóiam essa política.

 

·   Adults in Scouting - 2017

·   Política Interamericana de Programa de Jóvenes - 2013

·   Estatuto - União dos Escoteiros do Brasil - 2011

·   Princípios, Organização e Regras - POR - Edição 2013

·   Programa de Jovens: Objetivos Finais e Intermediários

·   Projeto Educativo do Movimento Escoteiro

·   Manual do Escotista - Ramo Lobinho - Edição 2011

·   Manual do Escotista – Ramo Escoteiro - Edição 2013

·   Manual do Escotista - Ramo Sênior - Edição 2011

·   Manual do Escotista - Ramo Pioneiro - Edição 2012

 

 

Competências e Encontro Preparatório: Formador de Adultos

https://escoteiros.org.br/wp-content/uploads/2021/06/Competencias_Encontro_Preparatorio_Formador_de_Adultos.pdf

IMPRESSÕES POSITIVAS

IMPRESSÕES NEGATIVAS

Cada cargo desempenhado dentro do Movimen­to Escoteiro é desenvolvido um novo ciclo de vida, este compreendendo os processos de Captação, Desempenho na Tarefa e Decisões para o Futuro, o que automaticamente nos leva a compreender que para o bom desempenho de cada um deles, é demandado um conjunto distinto de competências.

 

A compreensão desta ideia traz o entendimento de que considerada a natureza de ação do trabalho de formar outros adultos, são demandados alguns conhecimentos específicos, estes relacionados ao tema que um adulto propõe-se a compartilhar suas experiências, em razão do desenvolvimento de outras pessoas no Movimento Escoteiro.

 

As tarefas que envolvem a atuação como formador envolvem:

Facilitar o processo de aprendizagem.

Servir a um processo sistêmico.

Contribuir para que o diálogo entre gerações seja facilitado.

As etapas desnecessárias na caminha da formação.

 

As repetições de competências e conteúdos. 

 

A massificação conteúdista que delineiam a trajetória das formações.

 

MARCO DE REFERÊNCIA DA INSÍGNIA DE MADEIRA

https://escoteiros.org.br/wp-content/uploads/2021/02/MARCO-DE-REFERENCIA-DA-INSIGNIA-DE-MADEIRA-2021-2_rev2.pdf

IMPRESSÕES POSITIVAS

IMPRESSÕES NEGATIVAS

O objetivo da Política Mundial de Adultos no Escotismo é, como na Política do Programa Educativo, apoiar a Missão do Escotismo.

 

Isso é alcançado desenvolvendo-se os meios pelos quais a qualidade da liderança em todos os níveis pode ser aperfeiçoada, fornecendo melhor suporte e gerenciamento para todos os adultos, o que resulta na entrega de uma assistência mais adequada para os jovens.

 

Isto não é de forma alguma uma política recente, mas reúne tradições e práticas estabelecidas há muito tempo. É a fusão e interpretação de todas as políticas anteriores.

 

 

A ambigüidade do contexto Legal e ético contidos nas mudanças das literaturas.

 

Se a responsabilidade das Associações e Organizações Escoteiras na formação nunca foi questionada desde a Conferência Mundial em Helsinque, pelo contrário, foi ratificada em 1993 pela adoção da Política Mundial de Gestão de Adultos e, mais recentemente, pela Política Mundial de Adultos no Movimento Escoteiro, adotada na Conferência Mundial Escoteira em Curitiba, em 2011.

 

A Insígnia de Madeira continua a ser concedida a adultos no Movimento Escoteiro que atingem um alto padrão em sua formação. É concedida a escotistas e dirigentes em todo o mundo, e todos aqueles que conquistam sua Insígnia de Madeira automaticamente se tornam membros do 1º Grupo Escoteiro de Gilwell Park. Receber a Insígnia de Madeira não deve ser considerado como um sinal de que você completou sua formação.

 

A formação é um processo contínuo que nunca será realmente concluído. Está frase é coesa, porém jamais concluir uma formação, torna o processo ambíguo e cansativo.

 

Resolução 05/21 - Altera as Regras 130, 131 e 132 do P.O.R.

https://escoteiros.org.br/wp-content/uploads/2021/06/ResolucaoCAN05_2021.pdf

 

IMPRESSÕES POSITIVAS

IMPRESSÕES NEGATIVAS

 REGRA 130 – PARTICIPAÇÃO EM CURSOS

I - Para participar nos cursos que compõem a Rota de Aprendizagem, nas duas linhas de formação, os adultos deverão atender aos seguintes requisitos:

a) Preliminar:

• Ter 18 anos completos; e

• Quando associado à União dos Escoteiros do Brasil, o voluntário deverá ter a recomendação de seu Assessor Pessoal de Formação. Nos casos de participação de pessoas não associadas, é dispensada a recomendação do Assessor Pessoal de Formação.

b) Intermediário:

• Ter concluído o Nível Preliminar;

• Ter feito a Promessa Escoteira;

• Estar em dia com seu registro junto à União dos Escoteiros do Brasil, e com suas obrigações administrativas e financeiras junto à Unidade Escoteira Local; e

• Ter recomendação de seu Assessor Pessoal de Formação.

O nível de formação educacional e profissional do escotista não é fator relevante no contexto delineador de projeção das competências, o que permite um avanço incoerente nas práticas educacionais delineadas na UEB e que regem a sociedade.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário