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terça-feira, 12 de outubro de 2021

A relação entre as áreas de desenvolvimento do Movimento Escoteiro

Fórum da UD Políticas Mundiais e Interamericana de Adultos, Programa, Envolvimento Juvenil e Desenvolvimento Institucional - Time ALPHA

Proposta de debate:

A relação entre as áreas de desenvolvimento do Movimento Escoteiro (Programa de Jovens, Adultos no Movimento Escoteiro e Desenvolvimento Institucional) é orientada por suas políticas. Estas definem processos e bases sobre as quais cada um destes elementos devem ser operados, a partir de sistemas que prestam suporte e colaboram com o cumprimento da Missão do Movimento Escoteiro. 

A partir desta percepção, podemos entender que Programa Educativo é a ferramenta pela qual os beneficiários do Movimento Escoteiro são envolvidos e tem suas experiências proporcionadas, assim, o entendemos como o produto final de nossa prática institucional. Baseando-se na leitura das demais políticas mundiais, a que se presta então as orientações explícitas nestes documentos? Apresente exemplos a partir da leitura do texto, como estas relações se constituem e a que se presta cada uma das estruturas organizacionais previstas nesta lógica.

 

Respostas:

Sandro Garabed Ischkanian

 Grupo Escoteiro João Oscalino

O Programa Educativo é o conjunto de definições fundamentais que concedem a identidade e o propósito do Movimento Escoteiro, explicitando sua proposta educativa e especificando os meios que serão colocados em prática para realizá-la em nossa prática institucional. O Programa Educativo é o principal meio para se atingir o propósito do Movimento Escoteiro, bem como importante instrumento para atrair e transcender os jovens. O valor do Programa Educativo como ferramenta que fomenta e propõe aos jovens processos e espaços de tomada de decisão, elementos chave para se atingir o propósito do Movimento Escoteiro.  Constitui um marco global de referência, que orienta a tomada de decisões educativas e estruturais no âmbito da Organização Escoteira Nacional, impactando também no desenvolvimento do modelo de gestão de adultos e de gestão institucional. Ao estruturar a proposta educacional do Movimento Escoteiro, Baden-Powell empregou alguns conceitos que a ciência cognitiva utilizava sobre o processo de aprendizagem e sobre as competências fundamentais para aprender e ter sucesso na vida. Ou seja, desde o início o Movimento Escoteiro tem seu propósito educativo focado em contribuir na “educação para a vida”, por meio da aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes.

 

Programa Educativo é a ferramenta pela qual os beneficiários do Movimento Escoteiro são envolvidos e têm suas experiências proporcionadas, este processo, previsto no Planejamento Estratégico dos Escoteiros do Brasil, é importante, uma vez que através dele, podemos analisar as tendências das necessidades e interesses dos jovens, bem como da coletividade em que vivem, para que possamos considerar seus anseios de forma plena em nossa proposta educativa, bem como oferecermos um Programa Educativo adequado a cada contexto histórico e que responda a estas questões.

 

A Política Nacional de Programa Educativo dos Escoteiros do Brasil, alinhada com as Políticas Mundial e Interamericana, tem como principal objetivo estabelecer elementos comuns à prática educativa do Movimento Escoteiro, para que cada Unidade Escoteira Local possa implementá-la de acordo com suas próprias condições, mantendo o conceito de Escotismo como movimento de Educação para a Vida.

 

O Programa Educativo fundamenta as características essenciais do escotismo delineados  no pensamento pedagógico de B.P., nos fundamentos do escotismo (Constituição da Organização Mundial do Movimento Escoteiro) e da distribuição territorial dos Escoteiros do Brasil em: zonas urbanas, zonas rurais, comunidades, além de distribuição do efetivo nas regiões por gênero, entre outros. Os documentos e estudos sobre infância e juventude no Brasil (MEC, IBGE, ECA, ONU e demais políticas mundiais), são perspectivas que fundamentam: os princípios fundamentais do Escotismo, as realidades, necessidades e interesses da juventude brasileira e dá sentido a finalidade da Proposta Educativa dos Escoteiros do Brasil. O Programa Educativo é aplicado por meio do Método Escoteiro, um sistema de educação progressiva, que determina como o Programa Educativo deve ser aplicado, o Método Escoteiro é fundamental no Escotismo e se baseia na interação de vários elementos, que trabalham articulados entre si.

 

Em compêndio as estruturas organizacionais previstas nesta lógica, pertinentes a Política Nacional de Programa Educativo dos Escoteiros do Brasil é nortear os antecedentes históricos do ME, fincar o propósito da Política Nacional de Programa, abrolhar foco a definição de programa educativo, corroborar a importância do programa educativo, bosquejar os princípios essenciais e os conteúdos do programa educativo, além de guarnecer a análise das tendências, sujeitos da política. Projetar competências fundamentadas para gestão de adultos, cursos de gestão do Programa Educativo e em um determinado período histórico da humanidade focar na revisão do programa educativo, delineado na proteção Infantojuvenil e as generalidades históricas inseridas na educação globalizante. 

 

 

 

 

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