Páginas

terça-feira, 12 de outubro de 2021

COMO GARANTIR QUE ESSE PROCESSO SE REALIZE NUM CLIMA E NUM AMBIENTE SEGURO?

 

COMO GARANTIR QUE ESSE PROCESSO SE REALIZE NUM CLIMA E NUM AMBIENTE SEGURO?

Sandro Garabed Ischkanian

Gabriel Nascimento de Carvalho

 

Uma avaliação que não é questionada e que não se questiona seus objetivos e finalidades, pode perder seu próprio sentido de um processo avaliativo. Assim, precisa ser coerente com a forma de ensinar, bem como a que se destina.

 

A avaliação necessita estar atrelada à prática metodológica dos diretores de iniciativas formativas e dos gestores que tem como responsabilidade tornar seguros os espaços formativos, os momentos de feedback, para que as avaliações sejam significativas e possam colaborar no processo de desenvolvimento de cada um. Avaliação e metodologia são indissociáveis e necessitam estar coerentes. Não há como pensar em avaliação de maneira isolada da metodologia, dos conteúdos educacionais do ME ou dos objetivos. É a relação existente entre esses elementos que sustenta o sucesso do processo de ensino e aprendizagem no movimento escoteiro.

 

Um ensino reflexivo e questionador, que problematize e proponha desafios, pressupõe uma avaliação coerente com a maneira de se realizar. O ato avaliativo envolve os tipos de atividades e maneiras de se articular, ou seja, seqüências didáticas. Estas se traduzem em propostas metodológicas organizadas de forma a propiciar a aprendizagem dos conteúdos necessários ao desenvolvimento das capacidades definidas nos objetivos educativos, que constituem o referencial teórico básico de todo processo de ensino.

 

Mas, afinal como garantir que esse processo se realize num clima e num ambiente seguro? Apresentando propostas de instrumentos de avaliação, com vistas a provocar reflexões acerca da escolha adequada do instrumento de avaliação, sua elaboração, aplicação e devolução dos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário