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terça-feira, 12 de outubro de 2021

A TAXONOMIA DE BLOOM

 

A TAXONOMIA DE BLOOM

Sandro Garabed Ischkanian

Gabriel Nascimento de Carvalho

 

Atividade 1 - Uma tarefa na qual cada cursante deverá DESCREVER uma atividade na qual esteja evidente a utilização do marco simbólico do ramo.

 

R= Na base da pirâmide os objetivos para as atividades que estimulam o DESCREVER, estão em consonância com as ações que delineiam o cognitivo: memorizar, reconhecer, identificar, descrever.

 

Atividade 2 - Um quiz com questões diversas sobre marco simbólico, com correção automática pelo CEV.

 

R= A atividade 2 delineiam perspectivas que na base da pirâmide, estimulam a associação, demonstração, os atos de explicar, esquematizar e relacionar. É uma atividade onde os envolvidos, percebem e projetam o conhecimento, a partir da visão de conhecimentos globalizantes sobre o tema em questão - marco simbólico.

 

Em suma: A Taxonomia de Bloom do domínio Cognitivo é estruturada em níveis de complexidade crescente – do mais simples ao mais complexo – e isso significa que, para adquirir uma nova habilidade pertencente ao próximo nível, os envolvidos na atividade, devem ter dominado dos assuntos e habilidade do nível anterior.

 

A taxonomia é organizada em níveis e objetivos. Cada nível é orientado por objetivos e verbos específicos. Quanto maior é o objetivo e o verbo na pirâmide, maior é o aprendizado.

 

As duas atividades estão objetivando o nível 1 da taxionomia que é o de MEMORIZAR os objetivos alinhados ao MEMORIZAR são: (Listar, Relembrar, Reconhecer, Identificar, Localizar, descrever e citar), que englobam as  conformidades com o nível cognitivo de COMPREENSÃO pertinente aos aspectos cognitivos da Taxonomia de Bloom, que na dimensão do conteúdo são os seguintes:

 

Marco Simbólico é um conteúdo factual: por apresentar objetivos de aprendizagem composto por dados, fatos, acontecimentos, ocorrências, experiências na vida escoteira.

 

Marco Simbólico é um conteúdo conceitual: por apresentar objetivos de aprendizagem composto por definições, conceitos, regras, princípios e explicações.

 

Marco Simbólico é um conteúdo procedimental: por apresentar objetivos de aprendizagem composto por atividades, situações, ferramentas e recursos práticos;

 

Marco Simbólico é um metacognitivo: por apresentar objetivos de aprendizagem composto por informações que estimulem o raciocínio, a crítica, a descoberta, a solução de problemas e a tomada de decisão.

 

 

COMPREENDER E DESCREVER

 

ATIVIDADE 1 - Uma tarefa na qual cada cursante deverá DESCREVER uma atividade na qual esteja evidente a utilização do marco simbólico do ramo.

 

PERGUNTA: Como você pode afirmar que na atividade 1 o cursante DEMONSTRA "um entendimento de fatos e ideias"?

 

RESPOSTA:

 

A atividade 1 objetiva que o participante DEMONSTRE seu o entendimento fundamentado em de fatos e ideias, englobando os domínios cognitivos como foco principal. O conteúdo “marco simbólico do ramo” exige uma projeção pessoal fincada na estrutura dos objetivos, avaliações e atividades, ou seja, o domínio cognitivo na atividade tem como objetivo categorizar os desígnios educacionais pertinente ao DEMONSTRAR alinhadas as seis categorias: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação.

Para DEMONSTRAR conhecimento: é necessário reconhecer e lembrar-se de fatos, termos, conceitos básicos ou perguntas sem necessariamente entender o que elas querem dizer.

Para DEMONSTRAR compreensão: é necessário demonstrar um entendimento de fatos e ideias, organizando, comparando, traduzindo, interpretando, descrevendo.

Para DEMONSTRAR aplicação: é necessário usar o conhecimento adquirido, ou seja, projetando a resolução de problemas em situações novas aplicando o que aprendeu.

Para DEMONSTRAR análise: é necessário englobar, ou seja, examinar a informação em partes, além de determinar como essas partes se relaciona; identificar motivos ou causas, fazer inferências e encontrar evidências para apoiar generalizações.

Para DEMONSTRAR síntese: é necessário compreender, ou seja, construir uma estrutura ou caminho de elementos diversos com foco no conteúdo previsto. Neste sentido, para DEMONSTRAR síntese cognitiva é primordial fazer referência ao ato de juntar partes para formar um todo.

 

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  • Afirmativa:

"O Designer Instrucional (DI) é uma pessoa que desenvolve atividades relacionadas a soluções educacionais, o que exige organização, planejamento, coordenação e conhecimentos de diferentes áreas, como: educação, gestão, comunicação e outras ciências."

  • Debate:

Diante dessa afirmação, discuta com seus colegas como esse trabalho é hoje realizado no contexto da formação de adultos dos Escoteiros do Brasil. Quais as ações que poderiam ser implementadas em um futuro próximo?

 

Resposta:

 

No contexto da formação de adultos o Designer Instrucional, desenvolve atividades educacionais fincadas na educação globalizante de competências delineadoras, que abrem a organização, planejamento, coordenação e o conhecimento de diferentes áreas. É um profissional de grande valor no contexto da educação, gestão e comunicação eficaz da proposta pedagógica e global da UEB. Dentro de uma holística globalizante este profissional revela competências que elucidam um caminhar de construções coesas. As ações que poderiam ser implementadas é de continuar trilhado o caminho do conhecimento, promovendo atualizações ao seu cargo que permitam continuar com bases educacionais sólidas e pilares construtivistas, atrelado a ações que transcendam. Este profissional deve atuar como um radar em espiral crescente, acompanhando as mudanças que ocorrem no mundo e projetando-a coesamente no cargo de atuação. Além de: delinear a atualização quanto às teorias e práticas educacionais com novas tecnologias; analisar as necessidades e características de contextos de aprendizagens objetivando as competências; mapear objetivos de aprendizagem, suas características e selecionar estratégias didáticas adequadas inovadoras; planejar soluções de aprendizagem, por meio de diferentes mídias, tecnologias e metodologias; acompanhar processos de implementação de projetos educacionais, para evidenciar os aspectos das tecnologias ativas e conhecer, adaptar e criar modelos de design instrucional inovadores para os processos de trabalho na instituição, tornando-a atrativa as mudanças globais.

 

O Designer Instrucional desenvolve atividades educacionais fincadas na educação globalizante de competências delineadoras na organização, planejamento, coordenação e o conhecimento de diferentes áreas. É um profissional de grande valor no contexto da educação, gestão e comunicação eficaz da proposta pedagógica e global da UEB. Este profissional revela competências que elucidam um caminhar de construções coesas. As ações que poderiam ser implementadas é de promover atualizações ao seu cargo que permitam continuar com bases educacionais sólidas e pilares construtivistas e transcendentes. Deve atuar como um radar em espiral crescente, acompanhando as mudanças que ocorrem no mundo e projetando-a coesamente no cargo de atuação. Além de delinear a atualização quanto às teorias e práticas educacionais com novas tecnologias; analisar as necessidades e características de contextos de aprendizagens objetivando as competências; mapear objetivos de aprendizagem, suas características e selecionar estratégias didáticas adequadas e inovadoras; planejar soluções de aprendizagem, por meio de diferentes mídias, tecnologias e metodologias; acompanhar processos de implementação de projetos educacionais, conhecendo, adaptando e criando modelos de design instrucional inovadores para os processos de trabalho na instituição, tornando-a atrativa.

 

 

 

Neste caso, seria ideal que um grupo de profissionais e voluntários do EN participasse de um curso profissionalizante, adquirindo o conhecimento necessário e posteriormente repassassem esse conhecimento de forma ampla e abrangente. De acordo com os cargos e funções é essencial definir as competências do DI para obter melhores resultados.

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