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quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Tema: Ações AntiBullying no Escotismo

 

Tema: Ações AntiBullying no Escotismo

Autor: Gabriel Nascimento de Carvalho

Grupo Escoteiro João Oscalino – 2º AM

 Seção: Tropa Escoteira e Tropa Sênior

OBJETIVO:

 

O objetivo principal compreender como o escotismo pode contribuir positivamente na prevenção e minimização de comportamentos/eventos relacionados ao bullying.

 

 

FUNDAMENTAÇÕES

 

A escolha da temática “Bullying nas atividades do Grupo Escoteiro João Oscalino” deve-se ao fato de que, nos últimos anos, têm observado aumento significativo de comportamentos relacionados ao bullying na socidade (CALHAU, 2011; SILVA, 2010).

 

O bullying é considerado um fenômeno de ordem social, complexo e abrangente e atinge todas as sociedades do mundo inteiro (SILVA, 2010; LOPES NETO, 2011). Não existe uma tradução exata para a palavra na língua portuguesa, que abranja todas as situações de bullying.

Comportamentos relacionados ao bullying se manifestam de diferentes formas e comumente envolvem todas as formas de atitudes agressivas e violentas, de exclusão e discriminação, intencionais e repetidas, praticadas por uma ou mais pessoa(s) contra outra(s), executadas dentro de uma relação desigual de poder (LOPES NETO; MONTEIRO FILHO; SAAVEDRA, 2003).

 

As consequências do bullying podem acarretar danos irreversíveis, não só às suas vítimas, mas também, a todos que se encontram envolvidos no evento, sendo que todos sem exceção, necessitarão de orientação e ajuda (ABRAMOVAY; RUA, 2003; ALBINO; TERÊNCIO, 2012; CALHAU, 2011; LOPES NETO, 2011; SILVA, 2010; TEIXEIRA, 2011).

 

O fenômeno bullying também atinge as escolas, porém, nas unidades escolares, muitos funcionários se sentem despreparados para lidar com os comportamentos relacionados a ele pela falta de conhecimento sobre o assunto (CALHAU, 2011; SILVA, 2010; LOPES NETO, 2011).

 

É possível considerar, portanto, que a aprendizagem envolvida nas atividades nas UELs, exige de certa forma, a construção de hábitos e atitudes voltados para a capacidade de aprender a ser e a conviver em sociedade, favorecendo assim, a prevenção ao bullying. Neste sentido é função do escotista educador, realizar um trabalho onde os Conteúdos Estruturantes da área do escotismo, propostos pelo Projeto Educativo da UEB e na Especialidade de Prevenção ao Bullying, sejam trabalhados de maneira a favorecer a aquisição de conhecimentos relevantes para a vida dos alunos, que os tornem capazes de analisar e refletir criticamente, utilizando essa aprendizagem também fora da escola, de forma a terem uma boa qualidade de vida, individual e coletiva (PARANÁ, 2008).

 

PLANO DE ATIVIDADES PRÁTICAS GERAIS:

 

Plano de Atividades Práticas, para se aplicar na UEL a qual faço parte, 2° GE João Oscalino, juntamente com meu APF, as atividades práticas irão seguir de acordo com o POR Cap.15, incentivando os Jovens a cumprir as etapas da Especialidade de Prevenção ao Bullying.

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 

Nesta proposta de trabalho estarão presentes a aplicação de jogos cooperativos e dinâmicas globalizantes atrativas pertinentes ao tema, leituras, projeção de filme e a confecção de painel/mural jovens e apresentação de um grupo de dança.

 

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PLANEJADAS:

 

Data

Atividade no escotismo

 

Pesquisa e Apresentação para Seções sobre Bullying e Cyberbullying, destacando suas diferenças, consequências para vitimas e agressores, o que leva uma pessoa a praticar o bullying, e que saibam como identificar e como proceder nas situações.

 

Organizar Esquete ou Dramatização, apresentando as Seções, situações do cotidiano onde o Bullying é praticado, de todas as formas, após a esquete, promover um debate crítico entre as seções de como ser evitado e quais ações podem ser tomadas para ajudar e acolher as vítimas.

 

Chefia irá promover uma Palestra sobre Bullying com Psicólogo ou Pedagogo que tenha domínio certificado sobre assunto, para que a seção tenha conhecimento aprofundado de como é prejudicial as vítimas e que consequências (até mesmo jurídicas, em alguns casos) pode acarretar ao agressor, na sequência apresentação da proposta de ação antibullying.

 

 

Elaboração da ação antibullying pelos jovens, por meio de apresentações de vídeo, dinâmicas, com o objetivo de trabalhar valores de igualdade, solidariedade, amizade, altruísmo e respeito.

 

O bullying. Filme: Elephant

 

Manifestações dos eventos de Antibullying – Jogos cooperativos –

Dinâmica.

Tabela 1: Antibullying no escotismo - Descrição das atividades planejadas

Fonte: Próprio Autor – CARVALHO, Gabriel 2021

 

Tema da aula: O bullying na escola. Filme: Elephant. (ELEPHANT, 2003)

 

Objetivo(s):

·                Estabelecer relações entre situações do filme e situações da realidade em que vivem.

·                Compreender as razões das vivências das manifestações culturais.

·                Identificar situações de bullying.

·                Discutir sobre a importância de respeitar e valorizar as diferenças uns dos outros, de forma que ninguém seja vítima de bullying no contexto social.

·                Compreender que determinados apelidos podem prejudicar o aprendizado e o convívio grupal.

·                Promover discussões, reflexões e a escuta sobre violência no espaço social.

·                Explicar as possíveis conseqüências, em termos psicológicos do bullying.

 

Materiais utilizados na aula: Painel de projeção de vídeo, filme e internet.

Filme: Elephant (2003).

http://www.youtube.com/results?search_query=filme+elephant&oq=filme+elephant&g

s_l=youtube.3..0l4.5391.10766.0.14172.14.8.0.6.6.0.390.1531.2-

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Tema da aula: Manifestações dos eventos de bullying – Jogos cooperativos –

Dinâmica.

 

Objetivo (s):

·                    Respeitar as individualidades e características de cada um, fortalecendo a convivência social.

·                    Privilegiar ações coletivas com práticas reflexivas.

·                    Desenvolver relação de cooperação, baseado no respeito em benefício de um objetivo coletivo.

·                    Adotar atitudes de respeito com o próximo.

·                    Perceber a importância de ter um bom convívio social.

·                    Estimular a cordialidade e o respeito entre os membros juvenis. .

 

Materiais utilizados: bola, rede, corda, arco, jornal, outros.

 

REFERENCIAIS:

 

CALHAU, L. B. Bullying: o que você precisa saber: identificação, prevenção e repressão. Niterói: Ímpetos, 2011.

 

LOPES NETO, A. A. Bullying: saber identificar e como prevenir. São Paulo: Brasiliense, 2011.

 

SILVA, A. B. B. Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

 

TEIXEIRA, G. Manual antibullying: para alunos, pais e professores. Rio de Janeiro: Best-seller, 2011.

 

 

REFERENCIAIS DOS MATERIAIS:

 

ANAEDUCUPÉDIA (2012)

https://sites.google.com/site/anaeducopedia5/exemplos-de-jogos-cooperativos

BULLYING DEFEND YOURSELF (2012)

http://bullyingdefendyourself.blogspot.com.br/2012/02/painel-sobre-bullying.html

BRINCAR É COISA SÉRIA (2008)

http://ludiconaeducacao.blogspot.com.br/2008/05/jogos-cooperativos.html

EDUCRIANÇA (2011)

http://educrianca.blogspot.com.br/2011/01/jogos-cooperativos.html

DRUMOND ISCHKANIAN (2012)

http://simonehelendrumond.blogspot.com.br/2012/02/frases-para-o-painel-escolar-2-

2012.html

ORLICK (2010)

http://www.projetocooperacao.com.br/2010/10/26/tipos-e-categorias-de-jogoscooperativos-

terry-orlick/

PARANÁ (2012)

http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo

 

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