Páginas

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

PARTE 2 DA EAD - Discussões pedagógicas sobre “A História do Nelson”



 

O que o tutor deverá fazer para resolver cada incidente crítico que o grupo identificou na postura do Nelson como aluno de EAD?

Resolução 1 do Incidente 1

Destacar positivamente sobre a ambientação de Nelson, parabenizando-o pela escolha do curso, destacando o futuro transcendente nesta etapa que ele iniciou.

 

Dialogar como funciona o ambiente de aprendizagem e seus componentes.

 

Delinear que as atividades projetadas, promovem uma noção globalizante sobre a estrutura da educação a distância e como se dá o processo de ensino e aprendizagem nela. Considero esse momento muito importante porque é através dele que Nelson saberá como se realizam as disciplinas em EaD.

 

Resolução 2 do Incidente 2

Destacar que o fórum é uma área da plataforma virtual no qual o Nelson e seus colegas do ensino EAD tem a oportunidade de se aprofundar nos conteúdos abordados nas aulas, sanar dúvidas, debater diferentes assuntos ligados às disciplinas e se relacionar com outros estudantes.

 

Resolução 3 do Incidente 3

Evidenciar para Nelson que estudar na modalidade EaD faz com que a aluno aprimore constantemente a sua disciplina, proatividade e organização, pois terá que delimitar e cumprir um determinado dia e horário no conforto de sua residência para estudar.

 

Resolução 4 do Incidente 4

Destacar ao Nelson que os fóruns permitem um tempo maior para reflexão antes que a participação aconteça. E, oferecem ainda, uma discussão reflexiva por um período de tempo mais longo. Neste sentido, relatar ao aluno que ele, poderá inserir sua opinião em um Fórum e alterá-la posteriormente, caso isso seja necessário e o tempo seja hábil para tal. Afinal, as ideias amadurecem no cotidiano das ações.

 

Resolução 5 do Incidente 5

Tranquilizar Nelson sobre os aspectos que para ele, “algumas partes parecerem incompreensíveis”. Evidenciar que as formas de aprender são respeitadas e mediadas no curso.

 

Desmistificar a ideia de Nelson em pensar “que foi uma insensatez iniciar este curso”. Dialogue através de um vídeo chamada pessoal, que o conhecimento vai aflorar, porém Nelson deve caminhar com afinco e persistência.

 

Resolução 6 do Incidente 6

Destacar que os Fóruns e salas de bate-papo fornecem meios de comunicação entre o professor/tutor e o estudante fora das salas de aula através do ensino virtual.

 

 

Resolução 7 do Incidente 7

Nelson deve utilizar a autonomia ao seu favor. O ensino a distância é caracterizado por permitir que o aluno administre as suas atividades acadêmicas conforme as demandas do curso e as necessidades pessoais.

Em geral, as tarefas a serem desenvolvidas são disponibilizadas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com a estipulação de orientações e prazos de entrega.

 

Resolução 8 do Incidente 8

Os cursos EAD exigem maior disciplina por parte do aluno. Sem essa característica, fica muito difícil fazer um curso a distância com qualidade.

Resolução 9 do Incidente 9

Outra atitude essencial é a manutenção do foco no curso.

Isso significa que você deve ser aplicado e esforçado no desenvolvimento de todas as tarefas exigidas.

Isso implica fazer o possível para sempre iniciar e finalizar uma atividade sem interrupções. Como estudar em casa pode ser um convite às distrações, você deve saber como escapar delas.

Resolução 10 do Incidente 10

Uma das principais características do EAD é a flexibilidade temporal, já que o próprio estudante é quem costuma montar os seus horários de estudo levando em conta todas as suas demandas rotineiras.

Por isso, para que o curso seja o mais proveitoso possível, é crucial Nelson saber gerenciar adequadamente o seu tempo e buscar a automotivação.

Resolução 11 do Incidente 11

A maneira mais adequada para conseguir gerir bem o tempo é listar todos os seus afazeres profissionais e cotidianos — além do tempo destinado para a alimentação e descanso, entre outras atividades relevantes. Nelson só conseguirá vencer seus obstáculos se caminhar coletivamente. Sozinho ele não vai conseguir concluir o curso.

 

Resolução 12 do Incidente 12

O gerenciamento do trabalho individual e coletivo é importante, porque ele dá uma dimensão mais real das disponibilidades de aprendizagem de cada um e do tempo destinado para os estudos.

Resolução 13 do Incidente 13

 

É essencial Nelson, organizar as suas atividades de acordo com a prioridade que cada uma tem — e conforme o tempo necessário para desenvolvê-la. Outra dica é separar os materiais das disciplinas estudadas — o que pode ser feito no computador. É também importante que os estudos sejam feitos em um local tranquilo e confortável.

 

Resolução 14 do Incidente 14

Uma dica infalível para Nelson obter o máximo aprendizado em um curso a distância é participar ativamente de todas as atividades oferecidas.

Além de construir as habilidades necessárias para a área de sua formação, a frequência é um método avaliativo fundamental utilizado no EAD.

Nessa perspectiva, é recomendável completar tanto as tarefas obrigatórias quanto as complementares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 2: Resoluções do tutor acerca do caso de Nelson na EAD.

Fonte: Sandro Ischkanian e Simone Ischkanian (2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário