Páginas

terça-feira, 12 de outubro de 2021

O QUE É SUSTENTABILIDADE?

 

O QUE É SUSTENTABILIDADE?

Sandro Garabed Ischkanian

Gabriel Nascimento de Carvalho

Sustentabilidade é um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas.

Partindo do conceito acima e do capítulo descrito no livro “PADRÕES DE ATIVIDADES ESCOTEIRAS”, o cursante deverá montar um processo de sustentabilidade do lixo produzido pela sua seção nas atividades que participa (acampamento, excursão, passeio,  e etc), dentro do Grupo Escoteiro e no dia-a-dia de cada membro da seção.

 

PADRÕES DE ATIVIDADES ESCOTEIRAS – SUSTENTABILIDADE DO LIXO PRODUZIDO NO COTIDIANO.

Objetivo: Elaborar um processo de sustentabilidade do lixo produzido pela sua seção nas atividades que participa (acampamento, excursão, passeio e etc), dentro do Grupo Escoteiro e no dia-a-dia de cada membro da seção.

O LIXO PODE SER COMPREENDIDO COMO TODO E QUALQUER RESÍDUO SÓLIDO RESULTANTE DA ATIVIDADE HUMANA QUE É CONSIDERADO COMO  ALGO INÚTIL E DESPREZÍVEL.

REDUZIR É PROMOVER A SUSTENTABILIDADE DO LIXO PRODUZIDO NO COTIDIANO -  Contextualizar ao coletivo do Grupo Escoteiro que tudo começa na redução. Reduzir o consumo, adquirir produtos com mais qualidade e durabilidade é fundamental. Algumas práticas interessantes de redução são: comprar alimentos a granel, utilizar recipientes próprios para se alimentar ou guardar alimentos, não desperdiçar comida, além de utilizar opções artesanais de produtos de limpeza, higiene e cosméticos.

REUTILIZAR É PROMOVER A SUSTENTABILIDADE DO LIXO PRODUZIDO NO COTIDIANO – Evidenciar ao coletivo do Grupo Escoteiro que dar uma nova vida para materiais já utilizados também é uma excelente ação. Doar roupas que não usa mais, consertar o que estiver estragado, reaproveitar plásticos, papéis, vidros, madeiras, entre outros é bastante inteligente. Há diversos tutoriais disponíveis na internet para se inspirar e reutilizar produtos.

 

RECICLAR É PROMOVER A SUSTENTABILIDADE DO LIXO PRODUZIDO NO COTIDIANO - Nesse quesito, é preciso evidenciar ao coletivo do Grupo Escoteiro que  é necessário considerar uma ação básica, que pode ser feita por todos: a separação do lixo. Realizar a coleta seletiva dentro de casa é fundamental para alcançarmos os tão sonhados índices de sustentabilidade. Só a partir da separação de vidros, plásticos, metais, papéis e lixo orgânico é possível realizar a reciclagem.

 

RECUSAR É PROMOVER A SUSTENTABILIDADE DO LIXO PRODUZIDO NO COTIDIANO – Dizer ao coletivo do Grupo Escoteiro que “não” também faz parte desse processo de sustentabilidade. Recuse produtos que venham em embalagens de plástico. Ao ir às compras, prefira utilizar ecobags ou sacolas biodegradáveis. Evite comprar produtos dos quais não se conhece a procedência. Prestar atenção no que se compra também contribui (e muito!) para práticas sustentáveis.

 

REPENSAR É PROMOVER A SUSTENTABILIDADE DO LIXO PRODUZIDO NO COTIDIANO – Dialogar com o coletivo do Grupo Escoteiro que antes de sair comprando tudo que tiver vontade, pare e pense: é realmente necessário para você? Evitar compras por impulso é uma excelente forma de contribuir para o meio ambiente. Nem sempre o que você quer é o que realmente precisa. Por isso, avalie os possíveis danos que sua compra pode ocasionar na natureza. Sim, a teoria pode ensinar, mas só a prática para realmente inspirar boas ações. Se ainda parece muito improvável manter essas cinco ações sustentáveis, vamos apresentar alguns bons exemplos fascinantes.

 

PADRÕES DE ACAMPAMENTO RELACIONADOS A SUSTENTABILIDADE.

 

Os escoteiros sabem que quando acampam estão usufruindo de um local como visitantes, e assim como se procede quando se visita a casa de amigos, deve-se agir com cuidado e atenção para não deixar nada sujo nem registros da presença.

Quando os escoteiros fazem atividades na natureza o comportamento pode ser resumido pela frase ensinada por Baden-Powell, que diz que se deve deixar o local do acampamento em melhores condições do que foi encontrado.

Para atender a esses princípios existem técnicas denominadas de “acampamento de baixo impacto” ou “técnicas de não deixar sinais” que devem ser seguidas para que as atividades realizadas em um acampamento ou excursão causem o menor impacto possível ao meio ambiente, e que podem ser resumidas nos pontos a seguir:

 

ORGANIZANDO A ATIVIDADE

SUSTENTABILIDADE

Os escoteiros devem preparar-se para o acampamento com antecedência, evitando situações inesperadas e minimizando a presença.

É impotante saber, antes de sair, se no local será preciso construir banheiros, se existe água potável, quais são as áreas para acampar, onde comprar alimentos, local para fazer fogo, etc. Assim também se pode planejar a roupa a ser usada e o cardápio, evitando levar o que não será usado.

Tabela 1: Organização da Atividade

Fonte: Sandro Ischkanian (2021)

 

 

 

ESCOLHENDO O LOCAL PARA INSTALAÇÕES

SUSTENTABILIDADE

Os escoteiros devem preferencialmente acampar em lugares já definidos para isso, evitando avançar sobre as áreas “virgens”.

Zelar e  não degradadar o local, promovendo conservação da natureza 

Tabela 2: Escolha do local

Fonte: Sandro Ischkanian (2021)

 

 

 

 

CAMINHANDO NO LOCAL

SUSTENTABILIDADE

Mesmo que possa parecer preciosismo, devem ser usados os caminhos e trilhas já feitas, sempre que possível, em fila indiana para não alargá-los. Quando isso não for possível deve-se optar por avançar em superfícies duras, como pedras, evitando afundar ou provocar erosão de terrenos.

Em caso de caminhada de grandes grupos sobre terrenos que não devam ser pisados, o melhor é fazer isso separados e não em fila, pois o impacto pode ser melhor distribuído.

 

Tabela 3: Caminhando no local

Fonte: Sandro Ischkanian (2021)

 

 

 

 

 

LIXO, SOBRAS E RESIDUOS

SUSTENTABILIDADE

Quando acampando em áreas de parques de preservação os escoteiros devem planejar-se para levar tudo o que puder de volta, não deixando nem mesmo o que é biodegradável (como restos de comida, cascas ou folhas).

O mesmo deve ser feito em áreas frias ou pedregosas, onde decomposição demora muito. Em outras situações pode-se descartar no local o que for orgânico, mas tomando cuidado em separar dos metais, vidros, papéis e plásticos para ser levados de volta.

 

Tabela 4: Lixo, sobras e resíduos

Fonte: Sandro Ischkanian (2021)

 

 

 

 

 

PARA OS RESTOS DE COMIDAS

SUSTENTABILIDADE

Quando for necessário descartar os restos de comida eles devem ser enterrados, preferencialmente em buracos de dois metros cúbicos, longe de fontes de água e evitando terrenos inclinados.

Cada buraco dever ser enchido até a metade de resíduos e coberto com folhas, galhos pequenos e terra, evitando que os animais desenterrem o lixo e para que este lixo se agregue o mais rapidamente ao solo.

 

Tabela 5: Restos de comida

Fonte: Sandro Ischkanian (2021)

 

PAPEL E PAPELÃO

SUSTENTABILIDADE

No caso de uso de fogões ou fogueiras a lenha, restos de papel ou papelão podem ser usados como combustível.

Os escoteiros devem ser devidamente orientados neste contexto, para evitar poluição ambiental ou acidentes inesperados.

 

Tabela 6: Papel e papelão

Fonte: Sandro Ischkanian (2021)

 

PLASTICO, VIDROS E METAIS

SUSTENTABILIDADE

No caso de uso plásticos, vidros e metais, levar ao acampamento se necessário, mas podendo evitar ou trocar por outros recipientes.

Devem ser levados de volta para a cidade e descartados em lixos apropriados, pois a natureza não é capaz de eliminá-los.

 

Tabela 7: Plástico, vidros e metais

Fonte: Sandro Ischkanian (2021)

 

BANHEIROS E LATRINAS 

SUSTENTABILIDADE

Sempre que possível deve-se usar banheiros e latrinas já existentes, com sistema de esgoto. Em caso de emergência usa-se a técnica do gato, fazendo um buraco de 20 a 30 cm de profundidade, fora de trilhas e locais de barracas, de rios ou fontes de água, que depois de usado deve ser coberto com a própria terra.

Sobre este buraco se constrói a instalação que seja confortável fazendo uma proteção de lona ao redor. Após o uso os excrementos devem ser cobertos com um pouco da terra retirada do próprio buraco.

Tabela 8: Banheiros e latrinas

Fonte: Sandro Ischkanian (2021)

 

CAUSAR O MINIMO DE ALTERAÇÃO NO LOCAL  

SUSTENTABILIDADE

Não se deve cavar valetas ao redor das barracas. O correto é escolher melhor o local e usar um plástico sob a barraca.

Não se deve cortar árvores sem absoluta necessidade, e evitando amarras por tempo prolongado que possam danificar a casca.

 

Tabela 9: Causar o mínimo de alteração no local

Fonte: Sandro Ischkanian (2021)

 

HIGIENE DE CAMPO PESSOAL  

SUSTENTABILIDADE

A opção deve ser sempre por usar produtos de limpeza biodegradáveis, mas nunca se pode usar detergentes ou sabão para lavar louça e panelas diretamente nos rios e riachos, pois a fauna aquática pode ser muito prejudicada. Para limpeza é melhor construir pioneirias no campo, descartando as águas em fossas apropriadas, distante pelo menos 60 m de rios e lagos. Para banho e higiene pessoal deve ser feito o mesmo.

.Os escoteiros podem desfrutar de deliciosos banhos nas águas puras e frescas de rios e lagos, mas devem deixar para lavar-se com sabonete e xampu em chuveiros no campo, em que a água seja encaminhada para fossas.

 

Tabela 10: Higiene

Fonte: Sandro Ischkanian (2021)

 

 

PROTEJA A FAUNA SILVESTRE  

SUSTENTABILIDADE

A completa comunhão com a natureza se faz observando a fauna local, inclusive fotografando o que for possível.

O cuidando para não interferir na vida dos animais, especialmente não lhes dando comida ou espantando com barulhos ou movimentos.

 

 

Tabela 11: Proteja a fauna silvestre

Fonte: Sandro Ischkanian (2021)

 

CUIDADO COM O USO DE FOGUEIRAS  

SUSTENTABILIDADE

É fato que os escoteiros devem estar preparados para fazer fogo e usar bem uma fogueira, mas o mais importante é que em suas atividades se viva de maneira completa a Lei e a Promessa Escoteiras. Quando o Movimento Escoteiro foi criado por Baden-Powell, há mais de cem anos, os conceitos sobre meio ambiente e sustentabilidade ainda não existiam, mas desde lá nosso Fundador deixou claro que “o escoteiro é bom para os animais e as plantas”.

Hoje o compromisso dos escoteiros é ainda maior e mais amplo, e as atividades devem basear-se no esforço para deixar o mundo ainda um pouco melhor do que foi encontrado.

 

É por isso que, sempre que for possível, deve-se usar fogareiros, que são bastante eficientes, limpos e seguros.

 

Quando for preciso e interessante usar fogo, que seja em área apropriada e com madeira adquirida para isso.

 

 

Tabela 12: Fogueiras

Fonte: Sandro Ischkanian (2021)

 

O compromisso real para uma sustentabilidade coesa e deixando o lugar melhor do que foi encontrado: a convivência com a natureza deve ser aproveitada para desfrutar, observar e fotografar, mas nada que pertence a natureza deve ser retirado, de maneira que continue preservada também para os outros e para uma próxima visita. Quando os escoteiros encontram lixo deixado por outros, devem fazer o mesmo que todos os escoteiros do mundo: o lixo deve ser recolhido e levado de volta para a cidade, pois seu lugar não é no campo.

 

Anotações:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário