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terça-feira, 12 de outubro de 2021

MÉTODO ESCOTEIRO

 

O QUE QUEREMOS DIZER QUANDO AFIRMAMOS QUE O MÉTODO ESCOTEIRO É UM SISTEMA?

Sandro Garabed Ischkanian

Gabriel Nascimento de Carvalho

 

O Escotismo utiliza ações práticas (experiências da vida real) e reflexões para facilitar o aprendizado e o desenvolvimento contínuos. ... Baseia-se no aprendizado através das oportunidades de experiências que surgem da busca por interesses e do lidar com a vida cotidiana.

 

O Método Escoteiro é um sistema de progressão que tem a intenção de estimular as capacidades e interesses de cada jovem. Isso acontece através de desafios a serem superados, da vivência de aventuras, do incentivo a exploração, a realização de descobertas, a experimentar coisas novas, inventar e desenvolver a capacidade de achar soluções; mas sempre respeitando individualmente os limites de cada jovem.

 

Esse sistema de progressão depende da combinação de cinco elementos para acontecer:

a. Aceitação da Lei e da Promessa Escoteira

b. Aprender fazendo

c. Vida em equipe

d. Atividades progressivas, atraentes e variadas

e. Desenvolvimento pessoal com orientação individual

 

O Método Escoteiro é um aspecto fundamental do Escotismo e é expresso através dos seguintes  elementos:

• A Promessa Escoteira e a Lei: um compromisso voluntário pessoal com um conjunto de valores compartilhados, que é a base de tudo que um escoteiro faz e do que o escoteiro quer ser. A promessa e a lei são pontos centrais do Método Escoteiro;

• Aprender fazendo: o uso de ações práticas (experiências da vida real) e reflexões para facilitar aprendizagem e desenvolvimento contínuos;

• Progressão pessoal: uma jornada progressiva de aprendizagem focada em motivar e desafiar o indivíduo a se desenvolver continuamente, através de uma ampla variedade de oportunidades de aprendizagem,

• Sistema de equipes: o uso de equipes pequenas como forma de participar da aprendizagem colaborativa, com o objetivo de desenvolver um trabalho de equipe eficaz, competências interpessoais, liderança, bem como senso de responsabilidade e pertencimento;

• Apoio de adultos: adultos que facilitam e apoiam os jovens para criar oportunidades de aprendizagem e através de uma cultura de parceria para transformar essas oportunidades em experiências significativas;

• Estrutura simbólica: uma estrutura unificadora de temas e símbolos para facilitar a aprendizagem e desenvolvimento de uma identidade única como Escoteiro;

• Natureza: oportunidades de aprendizagem ao ar livre que incentivam uma melhor compreensão e um relacionamento com o ambiente mais amplo; e

• Envolvimento comunitário: exploração ativa e compromisso com as comunidades e com o mundo, promovendo maior valorização e compreensão entre as pessoas.

 

Como a área de gestão de adultos, pode colaborar na implementação de um programa educativo relevante e atualizado?

A área de gestão de adultos,que  pode colaborar na implementação de um programa educativo praticado a parceria entre os jovens e os adultos, com base nos interesses, necessidades e habilidades dos jovens. Quando o Programa Educativo é bem aplicado, torna-se atraente para os jovens e é percebido como relevante pela sociedade, atraindo assim adultos para auxiliar em sua implementação. Vale destacar que é  impossível desenvolver um Programa Educativo sem prever as consequências na Gestão de Adultos (recrutamento, apoio, formação e supervisão dos adultos voluntários), sendo igualmente impossível realizar a Gestão de Adultos de forma independente ao Programa Educativo. Dessa maneira, a estrutura organizacional da instituição deve permitir que os responsáveis pelo Programa Educativo e pela Gestão de Adultos, em todos os níveis, trabalhem de maneira articulada. Ambas as áreas devem com frequência verificar os seguintes aspectos:

                        a) Analisar as competências que os adultos necessitam para desempenhar sua função, em especial as que se referem ao Programa Educativo;

                        b) Identificar as necessidades de treinamento e desenvolvimento pessoal, bem como desenvolver ações que atendam essas necessidades.

                        c) Avaliar a eficácia da formação dos adultos e seu impacto na aplicação do Programa Educativo nas unidades escoteiras locais.

                        A União dos Escoteiros do Brasil deve proporcionar a todos os adultos um sistema de formação que possibilite uma profunda compreensão do Programa Educativo e que enfatize a correta aplicação do Método Escoteiro. Nos eventos de formação deve ser demonstrado como funcionam os pontos do Método Escoteiro, bem como as ferramentas do Programa Educativo a fim de capacitar os adultos e assegurar que os jovens sejam beneficiados ao máximo.

                         

Que estruturas você considera que a área de adultos necessita para que se efetivem as ideias expressas no Projeto Educativo?

Visando manter sua qualidade, o processo de avaliação do Programa Educativo deve considerar:

·  Anseios e necessidades provenientes dos jovens, com base em pesquisas e estudos orientados pelo nível nacional;

·  A fidelidade ao Propósito, Princípios e Método Escoteiro;

·  Análise da tendência das necessidades e interesses dos jovens, bem como da sociedade em que vivem;

·  Objetivos do Planejamento Estratégico dos Escoteiros do Brasil;

·  Avaliação pautada na experiência prática do Programa Educativo vigente;

·  Assegurar capacitação dos adultos necessários para sua implementação.

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