Páginas

terça-feira, 12 de outubro de 2021

PROJETO 1 - SERVIÇOS COMUNITÁRIOS NA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA MUNDO AZUL, SITUADA EM UM BAIRRO DE PERIFERIA.

 

PROJETO 1 - SERVIÇOS COMUNITÁRIOS NA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA MUNDO AZUL, SITUADA EM UM BAIRRO DE PERIFERIA.

Sandro Garabed Ischkanian

Gabriel Nascimento de Carvalho

1. SONHAR:

Introdução: A ação social é um conceito motivado pela comunicação dentro da sociedade, e tem como objetivo principal uma intenção, a qual é orientada para o alter (outro). Ou seja, a ação social (que envolve ações e reações) somente é estabelecida quando entramos em contato com o outro, afetando assim, seu comportamento.  ação social e a participação são conceitos recorrentes nos discursos contemporâneos na educação infantil. O objetivo desta ação é revitalizar os espaços da  Associação Comunitária para que possa desenvolver diariamente a efetivação do seu trabalho com mais necessitados, no sentido de indicar possibilidade de constituição de uma participação protagônica de boas ações ao próximo.

 

Justificativa: As dimensões objetivas e sentido de ajudar o próximo, são aspectos centrais na discussão deste projeto, O desejo de ajudar ao próximo é o reflexo das nossas características como escotistas e se encaixar perfeitamentena ação social, que é  movida por valores. O que são valores? São aquilo que nós acreditamos, que podem ser valores sociais ou mesmo subjetivos, que o indivíduo desenvolve dentro do contexto social, o valor move a intenção do sujeito de fazer o bem ao próximo e pode ser, inclusive, fruto de tradições coesas de mudanças sociais.

 

2. ESCOLHER:

Duração: 1 (um) dias

 

Responsáveis: Escotistas, pioneiros, pais e colaboradores

 

Local: Associação Comunitária Mundo Azul, situada em um bairro de periferia.

 

Objetivos:

 

Revitalizar os ambientes internos e externos da Associação Comunitária Mundo Azul, situada em um bairro de periferia.

Promover uma ação social em espiral crescente de ações num bairro de periferia.

 

3. ORGANIZAR:

 

Metodologia: Evidenciar o caminho que será percorrido em toda a execução do projeto, a implementação de planejamento do que precisa ser executado e em que ordem; já o método é um modo de colocar em prática alguma ação específica, em alguma parte pontual do projeto.

 

 

 

Metas: Identificação e ordenamento das ações necessárias: As ações a serem desenvolvidas já foram levantadas em contato com a associação e se referem à construção de uma horta comunitária, pintura interna e externa da sede com cerca de 85 m² de área construída, a construção de um jardim na parte da frente e cercar a parte dos fundos do terreno."

 

 

4. REALIZAR:

Distribuir as responsabilidades entre os participantes de maneira que todos tenham algo para fazer:

Escotistas: Supervisão das áreas onde as ações serão projetadas. Cada escotista, deve estar coesamente orientando, para que o percurso da ação, projete-se dentro das perspectivas e prazo estipulado.

Antes: Obter noções das ações que devem ser orientadas, saber que é o contingente que irá orientar na ação, saber liderar as pessoas e ações dentro dos princípios que gerem a Lei e Promessa Escoteira. Verificar os materiais necessários, juntos aos responsáveis de cada ação.

ESCOTISTA

AÇÃO

SUPERVISÃO DO MATERIAL E TEMPO

Escotista A e B

Construção de uma horta comunitária

 

Total de voluntários para ação:

 

5 voluntários

+

2 escotistas

Inicio: 8h

Intervalo para lanche: 9h às 9h30

Almoço: 12h às 13h

Termino: 18h

 

Material:

6 Pás de jardinagem, 10 sacos de lixos de 100l, 30 mudas de plantas pertinentes a horta 9pimentaão, tomate, cebola, cebolinha, alface, cenoura, couve) e 10 mudas frutíferas doadas por ___________, 10 sacos de fertilizante natural, 12 vasos de plantas ornamentais, 20 pneus decorados previamente, para ornamentação local.

Escotista C e D

Pintura interna da sede

 

Total de voluntários para ação:

 

7 voluntários, sendo

2 pintores profissionais

+

2 escotistas

Inicio: 8h

Intervalo para lanche: 9h às 9h30

Almoço: 12h às 13h

Intervalo para lanche: 16h às 16h30

Termino: 18h

 

10 galões de tintas amarelas

3 galões de massa corrida

4 galões tinta branca

10 pinceis largos

10 pinceis finos

5 brochas de pintura

 

Obs. Todos os materiais foram doados pelos voluntários e escotistas.

Escotista E e F

Pintura externa da sede

 

Total de voluntários para ação:

 

5 voluntários, sendo

3 pintores profissionais

+

2 escotistas

Inicio: 8h

Intervalo para lanche: 9h às 9h30

Almoço: 12h às 13h

Termino: 18h

 

5 galões de tintas amarelas

2 galões de massa corrida

2 galões tinta branca

8 pinceis largos

8 pinceis finos

8 brochas de pintura

 

Obs. Todos os materiais foram doados pelos voluntários e escotistas.

Escotista G e H

Construção de um jardim na parte da frente

 

Total de voluntários para ação:

 

5 voluntários, sendo

1 paisagista profissional voluntária

+

2 escotistas

Inicio: 8h

Intervalo para lanche: 9h às 9h30

Almoço: 12h às 13h

Termino: 18h

 

Material:

5 Pás de jardinagem, 10 sacos de lixos de 100l, 30 mudas de plantas ornamentais doadas por ___________, 10 sacos de fertilizante natural, 12 vasos de plantas ornamentais, 20 pneus decorados previamente, para ornamentação local.

Escotista I e J

Cercar 6 m² da parte dos fundos do terreno.

 

Total de voluntários para ação:

 

6 voluntários, sendo

2 carpinteiros profissionais

+

2 escotistas

Inicio: 8h

Intervalo para lanche: 9h às 9h30

Almoço: 12h às 13h

Termino: 18h

 

Material:

8 estacas de 3 metros cada (previamente envernizados)

16 ripões (previamente envernizados)

3 sacos de pregos grandes para madeira

2 bocas de lobo

6 martelos

5 serrotes

 

Tabela 1: Planejamento etapa 1

Fonte: Sandro Ischkanian (2021)

 

Total de escotistas na Ação: 10 (sendo 2 para cada ambiente, promovendo assim interação e eficácia da projeção em tempo hábil do trabalho).

 

Pioneiros: 6 pioneiros

ANTES

DURANTE

DEPOIS

1.                Organizar o projeto

2.                Contatar os voluntários

3.                Contata patrocinadores para os materiais

4.                Distribuir as tarefas previas.

5.                Verificar os prazos.

Participar coesamente da ação, desenvolvendo seu papel de voluntário de forma eficaz e eficiente.

Promover um dia  no local da Ação para agradecimentos e certificação de reconhecimentos dos voluntários na ação.

Tabela 2: Planejamento etapa 2

Fonte: Sandro Ischkanian (2021)

 

 

 

Pais: 8 pais, que serão responsáveis pela alimentação de todo contingente.

ANTES

DURANTE

DEPOIS

1.                Verificar o total de voluntários da ação.

2.                Reunir-se com os demais pais, para tratar sobre as refeições da ação, assim como quem vai doar o quê? 

Participar coesamente da ação, desenvolvendo seu papel de voluntário de forma eficaz e eficiente.

Deixar o local da ação limpo e organizado na função que desempenhou. 

Tabela 3: Planejamento etapa 3

Fonte: Sandro Ischkanian (2021)

 

 

 

Colaboradores:

ANTES

DURANTE

DEPOIS

1. Preparar os materiais necessários na função que irá desempenhar.

2. Mediar perspectivas previas para aprimoramento da ação.  

Participar coesamente da ação, desenvolvendo seu papel de voluntário de forma eficaz e eficiente.

Deixar o local da ação organizado na função que desempenhou. 

Tabela 4: Planejamento etapa 4

Fonte: Sandro Ischkanian (2021)

 

 

 

 

 

 

Colaboradores da área de saúde:

ANTES

DURANTE

DEPOIS

1. Preparar os materiais necessários na função que irá desempenhar pertinente ao atendimento em sua área especifica da saúde.

2. Mediar perspectivas previas para aprimoramento da ação. 

Participar coesamente da ação, desenvolvendo seu papel de voluntário de forma eficaz e eficiente.

Deixar o local da ação organizado na função que desempenhou. 

Tabela 5: Planejamento etapa 5

Fonte: Sandro Ischkanian (2021)

 

Colaboradores da área da policia militar:

ANTES

DURANTE

DEPOIS

1. Enviar documentação a Distrito Policial, comunicando a ação desenvolvida e solicitando  proteção policial.

Participar coesamente da ação, desenvolvendo seu papel de voluntário de forma eficaz e eficiente.

Deixar o local da ação organizado na função que desempenhou. 

Tabela 6: Planejamento etapa 6

Fonte: Sandro Ischkanian (2021)

 

Orçamento: O custo será promovido através de doações de materiais, pertinente a cada ação.

 

 Assegurar os recursos financeiros e materiais: Todos os envolvidos na ação para doação de materiais e recursos, terão que delinear a projeção da doação, duas semanas antes da ação, para evitar futuros contratempos.

 

 Obter a colaboração de especialistas: A colaboração de especialista, será de forma voluntária, com assinatura de Acordo Mútuo prévio.

 

Adquirir ou reunir as competências necessárias: Neste contexto a chefia será de grande valia no decorrer de toda ação deste projeto.

 

 Harmonizar as diferentes fases do projeto com as demais atividades: Estar coesamente dialogando e verificando junto aos voluntários, as ações pertinentes ao projeto.

 

 

Estabelecer um calendário:

PROJETO 1 - SERVIÇOS COMUNITÁRIOS

1

Inicio das ações previas

 e diálogos com patrocinadores.

 

Forma um grupo social da ação, ara trocar informações.

2

Reunião com chefia delineando a função de cada um

3

Reunião com pais delineando a função de cada um

4

Reunião com os voluntários delineando a função de cada um

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

Recebimentos dos materiais da ação na instituição.

16

Reunião geral com todos os envolvidos

17

18

19

20

21

22

Ligar para todos os envolvidos na ação, verificando o andamento das atividades préias.

23

24

25

Recebimentos da doação de plantas e horti-fruti.

26

27

28

AÇÃO DO PROJETO de

 8h

às

 18h

Tabela 7: Etapas do calendário.

Fonte: Sandro Ischkanian (2021)

 

De 5 a 17 – Tempo para que todos os envolvidos na ação, possam executar suas atividades pertinentes.

De 17 a 21 – Todos os membros responsáveis pelo projeto, novamente deverão verificar os materiais e recursos necessários para ação.

 

5. AVALIAR: é fundamental avaliar se a equipe cumpriu com as metas de gastos estabelecidas já no início do projeto ou, ainda, se a meta estabelecida na fase de planejamento realmente é razoável.

Eficiência: fizemos um uso racional dos recursos? Antes de mais nada, é fundamental avaliar se a equipe cumpriu com as metas de gastos estabelecidas já no início do projeto ou, ainda, se a meta estabelecida na fase de planejamento realmente é razoável. Se houver um aumento expressivo de custos – em outras palavras, desperdícios – pode ser que o próprio fruto do projeto perca a sua competitividade, caso seja um produto ou serviço, ou ainda, que os recursos financeiros do empreendimento fiquem comprometidos. A eficiência, portanto, é um critério fundamental.

Eficácia: concluímos as etapas de ação? Evidentemente, quando estabelecemos um planejamento não nos restringimos a estabelecer metas de gastos, como também muitas outras. Para dizer que o projeto teve eficácia é essencial verificar se todo o escopo, os objetivos e as metas foram conquistados

Efetividade: qual foi o impacto do projeto? Pode parecer que se formos eficazes e eficientes certamente o projeto terá sucesso, certo? Não é bem assim. Agora é chegado o momento de se avaliar os verdadeiros impactos do projeto. No exemplo citado anteriormente, não deveríamos ficar satisfeitos apenas com a execução do plano. Apenas o monitoramento de novas incidências da doença a ser controlada poderá dizer quais foram os verdadeiros impactos da ação. Em alguns casos, inclusive, os impactos são maiores do que o esperado.

Para concluir, podemos observar que a avaliação de um projeto depende da formulação de indicadores de performance e de outras métricas para sabermos se realmente houve sucesso ou não. Para isso, devemos antes de mais nada estabelecer nossos objetivos e metas, afinal de contas, não há como controlar algo que não tem forma e resultados preestabelecidos.

 

6. FESTEJAR:

Promover um dia no local da Ação para agradecimentos e certificação de reconhecimentos dos voluntários na ação.

 

Anotações:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário