Analisar o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e inovação nos processos de ensino por meio de estudos das práticas no movimento escoteiro.
Enfoca a formação inicial e continuada dos escotistas, a instrumentalização das políticas educativas da UEB; as práticas, o cotidiano de nossas ações, o exercício da realidade formal e não formal no âmbito da instituição educativa; os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos, que nos permitam agregar e transcender em nossos espaços educacionais.
Os diversos setores da educação estão passando por significativas mudanças como consequência de processos amplamente associados à globalização e ao contexto da pandemia da COVID-19 e de suas mutações que se arrastam nos anos de 2019, 2020, 2021 e 2022 (ainda reflete incógnita global da atuação dos diversos setores).
Os vídeos e textos pertinentes a está formação aguçam o imaginário do educador escotista e nos permitem desvendar as diversas barreiras educacionais e nos leva a refletir sobre rumos que devemos delinear e:
Ø Buscar o aprimoramento constante, para o bem pessoal e coletivo.
Ø Ter uma boa comunicação para com o coletivo educacional do escotismo em suas mais diversas faixas etárias.
Ø Praticar a escuta ativa, para colaborar para a construção de um espaço educacional na UEB ou UEL, afetivo e cordial, a escuta ativa também favorece os processos de aprendizagens ativas em espiral crescente.
Ø Desenvolver as habilidades socioemocionais e assim, trabalha o autoconhecimento, a boa gestão das emoções, o olhar para o outro com empatia e colaborar para a diversidade e promoção da acessibilidade de todos nos escotismo e na sociedade.
Ø Permanecer atento às colaborações de outras áreas do conhecimento, propondo atividades com desafios seguros, oportunidades de participação, metas e muita criatividade para encontrar novas soluções para a educação escoteira hoje, do amanhã e do futuro.
Ø Aprender a lidar com as tecnologias ativas, afinal elas têm rumado para transcendência coletiva nos mais diversos patamares sociais.
Ø Consistir-se em um curador de conteúdos transformadores.
Ø Trabalhar o pensamento crítico dos membros juvenis.
Ø Fazer uso das metodologias ativas de ensino, a ideia é que, juntos, membros juvenis e escotistas, possam construir caminhos personalizados de aprendizagens. E novamente a tecnologia vem desempenhar um importante papel nesse processo, promovendo a união entre os mundos real e virtual, ampliando as possibilidades para todos.
Ø Estimular o empreendedorismo, ao estimular atividades que sejam comuns à vida dos empreendedores de sucesso, ajuda as crianças e os adolescentes do escotismo a terem visão de futuro, a serem flexíveis e a lidarem com os desafios com mais facilidade.
Todo conteúdo apresentado, nos permitem refletir e discutir os fundamentos teóricos e práticos para o exercício da docência na contemporaneidade, levando em conta a existência de diferentes perspectivas e correntes teóricas. Busca compreender o papel do educador escotista e o espaço da UEB e UEL numa perspectiva Histórico filosófico-cultural.
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