Páginas

domingo, 12 de dezembro de 2021

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO EAD

 

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO EAD

 

Simone Helen Drumond Ischkanian

Grupo Escoteiro João Oscalino

 

Tema: A importância do Ciclo de Programa.

 

1. Você tem a missão de realizar uma descrição de como avaliaria os cursantes em um curso no nosso ambiente virtual de formação e como a ferramenta utilizada lhe

proporcionaria viabilização no processo avaliativo.

A Educação a Distância é um importante movimento no contexto educacional que ganhou espaço recentemente devido ao impulso que recebeu com o desenvolvimento das ferramentas de informática e de comunicações. Avaliação da aprendizagem é o método misto colocado na modalidade de cursos em EAD faz com que a aprendizagem do aluno seja completa, mesmo não estando dentro de uma sala de aula tradicional. Assim, a aprendizagem para o educando é positiva, uma vez que ele tem acesso a uma ampla informação sem precisar fazer o deslocamento do seu local de trabalho ou de sua casa. Dando assim uma maior possibilidade de estudar e ampliar o seu conhecimento.

A tabela 1 destaca as possibilidades de abordagem avaliativa na EaD.

ESTABELECER

Estabelece o que será avaliado.

OFERECER

Oferece informações sobre os erros, orientando para a resposta correta

SELECIONAR

Seleciona técnicas que sejam adequadas para poder avaliar exatamente o que se deseja

UTILIZAR

Utiliza um conjunto de diferentes técnicas de avaliação, oferecendo assim várias possibilidades ao aluno, além de diminuir as limitações de aplicação dessas técnicas

DEFINIR

Define a avaliação como um meio para conseguir alcançar o que se deseja

AVERIGUAR

Averigua o erro como um elemento fundamental para a produção de conhecimento do ser humano.

Tabela1 - Abordagem avaliativa.

Fonte: Simone Helen Drumond Ischkanian (2021)

 

A avaliação progride rumo à individualização, respondendo rápida e eficientemente às necessidades do educando e constituindo deste modo fator de motivação e de sucesso na aprendizagem. 

A avaliação em educação a distância caracteriza-se por ser “diagnóstica, formativa, permanente, somativa, contínua, processual, sistêmica, polissêmica e global/integrada.

Figura 1 – Tipos de avaliação na EAD.

Fonte: Simone Helen Drumond Ischkanian (2021)

 

É fundamental que o avaliador conheça profundamente o trabalho de cada educando, para tal devem ser propostas diversificadas propostas de atividades de modo a que possa atender às suas diversas características.

 

2. Considere que cada cursante vai te enviar um arquivo sobre o tema "A importância do Ciclo de Programa".

 

Aspectos da Avaliação EAD, pertinente ao tema: A importância do Ciclo de Programa

OBSERVAÇÕES:

 

 

Atendeu as expectativas que fundamentam as etapas do tema?

(   ) Sim

(   ) Não

(   ) Observações de desempenho:

 

 

Ofertou subsídios teóricos suficientes para projetar o tema, quanto recurso final solicitado em uma

etapa avaliativa?

(   ) Sim

(   ) Não

(   ) Observações de desempenho:

 

 

Destacou de forma coesa, as fundamentações sobre

o tema, utilizando o tempo previsto no programação (à carga horária = eficiência na

apresentação do trabalho)?

(   ) Sim

(   ) Não

(   ) Observações de desempenho:

 

Tabela2 - Abordagem avaliativa em um tema.

Fonte: Simone Helen Drumond Ischkanian (2021)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário