AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO EAD
Simone Helen Drumond Ischkanian
Grupo Escoteiro João Oscalino
Tema: A importância do Ciclo de Programa.
1. Você tem a missão de realizar uma descrição de como avaliaria os cursantes em um curso no nosso ambiente virtual de formação e como a ferramenta utilizada lhe
proporcionaria viabilização no processo avaliativo.
A Educação a Distância é um importante movimento no contexto educacional que ganhou espaço recentemente devido ao impulso que recebeu com o desenvolvimento das ferramentas de informática e de comunicações. Avaliação da aprendizagem é o método misto colocado na modalidade de cursos em EAD faz com que a aprendizagem do aluno seja completa, mesmo não estando dentro de uma sala de aula tradicional. Assim, a aprendizagem para o educando é positiva, uma vez que ele tem acesso a uma ampla informação sem precisar fazer o deslocamento do seu local de trabalho ou de sua casa. Dando assim uma maior possibilidade de estudar e ampliar o seu conhecimento.
A tabela 1 destaca as possibilidades de abordagem avaliativa na EaD.
ESTABELECER |
Estabelece o que será avaliado. |
OFERECER |
Oferece informações sobre os erros, orientando para a resposta correta |
SELECIONAR |
Seleciona técnicas que sejam adequadas para poder avaliar exatamente o que se deseja |
UTILIZAR |
Utiliza um conjunto de diferentes técnicas de avaliação, oferecendo assim várias possibilidades ao aluno, além de diminuir as limitações de aplicação dessas técnicas |
DEFINIR |
Define a avaliação como um meio para conseguir alcançar o que se deseja |
AVERIGUAR |
Averigua o erro como um elemento fundamental para a produção de conhecimento do ser humano. |
Tabela1 - Abordagem avaliativa.
Fonte: Simone Helen Drumond Ischkanian (2021)
A avaliação progride rumo à individualização, respondendo rápida e eficientemente às necessidades do educando e constituindo deste modo fator de motivação e de sucesso na aprendizagem.
A avaliação em educação a distância caracteriza-se por ser “diagnóstica, formativa, permanente, somativa, contínua, processual, sistêmica, polissêmica e global/integrada.
Figura 1 – Tipos de avaliação na EAD.
Fonte: Simone Helen Drumond Ischkanian (2021)
É fundamental que o avaliador conheça profundamente o trabalho de cada educando, para tal devem ser propostas diversificadas propostas de atividades de modo a que possa atender às suas diversas características.
2. Considere que cada cursante vai te enviar um arquivo sobre o tema "A importância do Ciclo de Programa".
Aspectos da Avaliação EAD, pertinente ao tema: A importância do Ciclo de Programa |
OBSERVAÇÕES:
|
Atendeu as expectativas que fundamentam as etapas do tema? |
( ) Sim ( ) Não ( ) Observações de desempenho:
|
Ofertou subsídios teóricos suficientes para projetar o tema, quanto recurso final solicitado em uma etapa avaliativa? |
( ) Sim ( ) Não ( ) Observações de desempenho:
|
Destacou de forma coesa, as fundamentações sobre o tema, utilizando o tempo previsto no programação (à carga horária = eficiência na apresentação do trabalho)? |
( ) Sim ( ) Não ( ) Observações de desempenho:
|
Tabela2 - Abordagem avaliativa em um tema.
Fonte: Simone Helen Drumond Ischkanian (2021)
Nenhum comentário:
Postar um comentário