Páginas

domingo, 12 de dezembro de 2021

Ferramentas da EAD por Simone Helen DrumondIschkanian - Grupo Escoteiro João Oscalino

 


Ferramentas da EAD por Simone Helen Drumond Ischkanian      

 Grupo Escoteiro João Oscalino

Simone Helen Drumond Ischkanian

 Grupo Escoteiro João Oscalino 2º AM

 

As ferramentas tecnológicas dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem passaram a ser utilizadas para superar a distância entre alunos, professores e escola, no tempo e no espaço, onde a relação entre esses envolvidos passa a ser mediada pela tecnologia. O que muda com utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem é que Grupo Escoteiro, escola, educadores e educandos, têm possibilidade de interação, e não apenas recepção de conteúdo (MAIA, 2007, p.8).

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são sistemas desenvolvidos para a plataforma web com o objetivo de auxiliar e gerenciar o processo de aprendizagem fora das salas de aula convencionais. Através de um sistema desenvolvido na plataforma web alunos, professores e funcionários das escolas formam redes de relacionamentos para a troca de informações referentes às aulas, provas, assuntos de interesse.

De acordo com Maia (2007, p.6) “a Educação a Distância (EAD) é a modalidade de educação em que professores e alunos estão separados, planejada por instituições e que utiliza diversas tecnologias de comunicação”. Entre essas tecnologias estão os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) que são utilizados como ferramenta de comunicação entre alunos e professores e para o gerenciamento do aprendizado dos mesmos.

A tabela 1, destaca algumas  características auxiliam na definição do conceito EAD e de suas ferramentas, recursos e atividades:

ITEM

DESCRIÇÃO

 

Separação no espaço:

 

As atividades de ensino e aprendizagem são realizadas por alunos e professores separados fisicamente, independente da distância em que os mesmos estão. As aulas em ambiente virtual de aprendizagem também podem ser mescladas com encontros presenciais, o que passa a caracterizar o modelo de educação semipresencial.

 

Separação no tempo:

 

Na modalidade EAD, além de existir a separação física, também ocorre a separação temporal, onde alunos e professores trabalham em tempos diferentes, ou seja, de forma assíncrona. Dessa forma, o aluno pode estudar quando quiser e puder dedicando-se com mais energia por estar mais disposto a aprender naquele momento.

 

Planejamento:

 

EAD precisa, obrigatoriamente, de uma instituição de ensino, credenciada pelo MEC, apoiando e planejando essa modalidade de ensino e aprendizagem. É a partir do acompanhamento e supervisão da aprendizagem por professores habilitados que faz o sucesso de um EAD.

 

Tecnologias de Comunicação:

 

Com o intuito de superar a distância entre alunos e professores a EAD foi criada e evoluiu ao utilizar a tecnologia disponível no seu tempo. A utilização de EAD passou pelos meios escritos (correio), rádio, televisão, entre outros até chegar na era da internet a qual criou a possibilidade da utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A EAD passa a ser utilizada como uma ferramenta de aprendizado cooperativo on-line.

 

Autonomia versus interação:

 

A independência e a autonomia foram marcas da EAD e motivos para a aceitação da mesma entre os alunos que tornavam-se independentes no processo de aprendizado (aprender sozinho), mas com o desenvolvimento da internet e das tecnologias interativas torna-se possível ensinar ‘face a face a distância’ possibilitando justamente a combinação de flexibilidade da interação humana com a independência de tempo e espaço.

 

Público:

 

A  EAD atrai pessoas de todas as classes, idades e com interesses diversos, principalmente por se tratar de uma modalidade de aprendizado que auxilia pessoas com dificuldade para frequentar aulas presenciais. Pessoas com deficiências físicas ou mentais ou que moram em lugares isolados passam a ter uma forma de estudar e aprender assuntos de seu interesse.

Tabela 1: Ferramentas, recursos e atividades da Ead.

Fonte: Simone Ischkanian (2021)

 

 

A tabela 2 enfatiza os recursos da EAD – que fornecem a base de todo o conhecimento que o aluno receberá para seu aprendizado.

 

RECURSOS

DESCRIÇÃO

Livro

Possibilita ao educador elaborar temas com diversas páginas em formato de livro, com capítulos e sub-capítulos

Página de web

Possibilita que seja criada página na web.

Diretório de arquivos

Ferramenta que permite em uma só pasta efetuar a exibição de vários arquivos relativos ao tema proposto otimizando o acesso aos dados.

Arquivo

Viabiliza anexar documentações em diversos formatos para acesso a pesquisas a serem realizadas pelos estudantes.

URL

Permite inserir um endereço na internet para outro site, ou informação relacionada ao assunto.

Pesquisa de Opinião

Ferramenta que possibilita obter a integração do aluno com o modelo praticado no curso, sendo uma ferramenta poderosa de qualidade.

 

Conteúdo do pacote IMS

Um pacote de conteúdo IMS é uma coleção de arquivos que são empacotados de acordo com um padrão acordado para que eles possam ser reutilizados em diferentes sistemas. O módulo do pacote de conteúdo IMS permite que tais pacotes de conteúdo sejam carregados como um arquivo zip e adicionados a um curso como um recurso.

 

Pasta Digital

A Pasta Digital é uma ferramenta do Sistema de Automação de Justiça (SAJ), Primeiro Grau (PG), que permite consultar e visualizar os autos de processos digitais. No processo físico os autos são em papel. Já no processo digital, os autos são visualizados através da pasta digital.

 

Rótulo

O recurso Rótulo tem por objetivo organizar a página principal do curso, permitindo a criação de títulos, textos informativos sobre o conteúdo do curso, links para arquivos, imagens e vídeos.

Tabela 2: Recursos da Ead

Fonte: Sandro Ischkanian (2021)

 

Está perspectiva favorecer a aprendizagem colaborativa entre os que têm objetivos em comum.

· Propiciar a comunicação, o diálogo, a socialização, a interação, o intercâmbio de ideias, o debate e a reflexão entre os envolvidos.

· Conhecer a opinião de um grupo relativamente grande sobre um problema, tema ou atividade.

A tabela 3 destaca as atividades  da EaD – representadas pelas avaliações e trocas de dados do aprendizado.

ATIVIDADES

DESCRIÇÃO

Base de dados

Onde se encontram as informações do programa como arquivos, imagens vídeos, etc. podendo ser compartilhados por todos os participantes e também permite que sejam inseridos comentários sobre os assuntos.

Chat

Ferramentas de comunicação entre estudantes e educadores visando esclarecimentos e levantamento de temas e dúvidas, podendo utilizar arquivos anexos em vários formatos.

Fórum

O fórum de discussão EAD é um espaço disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem para a realização de debates e compartilhamento de opiniões e conhecimento. O educador ou mediador propõe um tema para ser debatido ou insere uma pergunta que precisa ser respondida pelos educandos.

Glossário

Permite que sejam consultados e editados termos e respectivas definições, sendo permitido criar links para que os itens constantes desta ferramenta sejam identificados no material disponibilizado pelo curso.

Diário

Possibilita que seja feita a avaliação por parte do professor sobre os temas e avaliações dos participantes. Neste caso somente o professor possui acesso e serve como um elemento de apoio para orientação e redirecionamento didático, com atribuição de conceitos e notas, assim como feedback, permitindo o acompanhamento efetivo sobre o aprendizado.

Lição

Refere-se ao resultado prático da aula ministrada possibilitando a inclusão de conteúdo lecionado com questões a serem respondidas ou pesquisadas. Esta ferramenta permite que sejam feitos esclarecimentos de imediato e melhoria da qualidade de ensino.

Conteúdo Programático

Pode ser apresentado de forma textual ou em forma de cronograma, essa ferramenta é utilizada para consulta das atividades e assuntos que serão abordados durante o curso. Sua utilização é muito importante por permitir aos alunos que organizarem-se para as aulas e entrega de atividades de avaliação.

 

Mural de Recados

Também conhecido como quadro de recados, é uma ferramenta de comunicação assíncrona utilizada pelos professores e funcionários da escola para deixar avisos para toda a turma. Permitem a comunicação de datas, atividades e eventos relacionados à disciplina, bem como a publicação de avisos, recados e novidades. O Mural de Recados apresenta os últimos anúncios (avisos, recados, mensagens, etc.) elaborados.

Caderno de Anotações virtual

Ferramenta disponibilizada aos alunos e professores para que possam fazer suas anotações sobre as aulas. Funciona como um caderno online, podendo fazer anotações por aula ou um texto único para todo o curso. Pode-se optar por ter um caderno que pode ser visto exclusivamente pelo aluno ou ser disponibilizado para o professor.

FAQ (Frequently Asked Questions)

É um conjunto de respostas para as dúvidas mais comuns dos usuários. A lista de perguntas respondidas pode ser editada à medida que as dúvidas dos participantes vão surgindo”. Os professores, com base nas perguntas que acham mais frequentes, postam na FAQ essas perguntas e suas respectivas repostas.

Texto colaborativo (wiki)

Conhecido mundialmente como wiki, permite a edição coletiva de textos, nos quais cada participante pode adicionar ou suprimir o conteúdo que deseja e publicar sua alteração sem que haja necessidade de uma revisão da mesma. Trabalha de forma que um usuário posta o texto e libera o mesmo para um grupo de interesse. Os membros desse grupo passam a ter permissão de alteração desse texto.

Mapas Conceituais

O mapeamento conceitual é uma estrutura gráfica que envolve a identificação de conceitos ou ideias pertencentes a um assunto e a descrição das relações existentes entre eles. O objetivo deste mapa é representar a compreensão de um indivíduo sobre o assunto em níveis hierárquicos, ilustrando as relações entre as ideias que são significativas para este indivíduo.

Videoconferência

Ferramenta que possibilita a troca coletiva de mensagens em tempo real com possibilidade de som e imagem em tempo real”. A conversa online pode ser feita entre duas ou mais pessoas e possibilita o compartilhamento de telas e arquivos, permitindo uma experiência semelhante à conversa presencial. Pode-se optar por manter ou não o registro da conversa, sendo a mesma salva no ambiente virtual de aprendizagem.

Histórico Escolar

Ferramenta disponibilizada para os alunos consultarem as notas de suas avaliações e trabalhos de todo o seu curso. Conforme citado por Delgado (2009), é uma ferramenta na qual os alunos podem consultar as notas atribuídas às atividades e às provas realizadas ao longo do semestre, sendo que o professor e a equipe externa de apoio também possuem acesso às notas de todos os alunos. Esta ferramenta possibilita a impressão dos dados para análise e consolidação das avaliações dos alunos.

Lista de Presença

Também conhecido como “Caderno de Chamadas”, a lista de presenças eletrônica é utilizada pelo professor na verificação da presença ou falta de alunos nas aulas. É disponibilizado para o professor os status: presente, ausente, atrasado e dispensado. A partir dessa ferramenta que os professores e escola terão a informação do percentual de presença do aluno em aula, validando assim se o aluno alcançou o percentual mínimo de presenças para passar na disciplina. (MOODLE).

Tabela 3: Atividades da Ead

Fonte: Adaptado de Sandro Ischkanian por Simone Ischkanian (2021)

 

Portanto, os ambientes virtuais de aprendizagem ofertados via web têm algumas finalidades: possibilitar ao aluno a decisão sobre os assuntos a serem explorados, escolha de métodos e estratégias de aprendizagem, envolver a aprendizagem em contextos realistas e relevantes que resultem em experiências genuínas, integração de novas ideias dos educandos com conhecimentos anteriores e desenvolvimento de atividade coloquial mediante conexão de alunos com professores e outros participantes.

 

Organograma

 

 

Tabela 4 tem como destaque as novas tecnologias que estão atualmente complementando os processos de ensino e aprendizagem na EAD, que proporcionam benefícios de comunicação.

Novas Tecnologias na EAD.

DESCRIÇÃO

 

 

Conteúdos multimídia.

 

Texto, infográfico, vídeo, áudio ou jogos: cada estudante tem o seu método favorito de aprendizagem. Enquanto alguns absorvem melhor o conteúdo em uma leitura, outros aprendem de forma mais fácil por meio de videoaulas ou áudios. Pensando nisso, as ferramentas multimídias EaD conseguem atender a diferentes necessidades de alunos, oferecendo uma diversidade de técnicas de educação.

 

 

 

Gamification

 

A gamificação na educação a distância pode ser transformadora! Além de despertar interesse nos alunos pela disciplina e aumentar o seu engajamento com a aula, o jogo pode ajudar professores e alunos a desenvolverem autonomia, colaboração e criatividade.

 

Trata-se de uma ferramenta essencial para o ensino a distância, pois torna as aulas online mais atraentes, contextualizadas e produtivas para os estudantes.

Lembrando que gamificar não significa apenas utilizar jogos prontos em sala de aula, mas sim de criar dinâmicas através de elementos de games (missões e desafios, pontuações e rankings, prêmios, avatares e cenários) para alunos resolverem situações-problemas.

 

 

Blogs

 

Os blogs são ideais para a divulgação de conteúdos discutidos em sala de aula online para alunos do EaD e pessoas interessadas no tema.  Versátil e de fácil edição, é uma ferramenta que possibilita o professor ir além dos textos: imagens, gifs, vídeos e áudios podem ser inseridos pelo educador, com os objetivos de tornar o conteúdo mais dinâmico e chamar a atenção dos leitores.

 

 

E-mail

 

Apesar de não ser uma novidade, o e-mail é uma ferramenta extremamente útil para estabelecer uma comunicação direta entre educandos e educadores.

Através dele, também é possível que:

Os educandos entrem em contato com o educador para relatar problemas ou realizar questionamentos fora do chat ou fórum, caso necessário;

Os educadores disparem avisos, relatórios periódicos e informações relevantes sobre o curso para toda a classe. 

WhatsApp

Disponibilizar conteúdos e atividades extras para os educandos: como um Ambiente Virtual de Aprendizagem, na perspectiva do mobile learning, o WhatsApp possibilita a disponibilização de conteúdos no formato de áudio e vídeo, como podcasts e vídeo-aulas, e a criação de fóruns de discussão e plantão de dúvidas.

 

Rede Sociais

As redes sociais podem gerar novas sinergias entre os membros de uma comunidade educativa no ensino EAD, como por exemplo: facilita o compartilhando de informações envolvendo temas estudados em sala de aula, o estudo em grupo, a divulgação dos mais diversos conteúdos informativos, o compartilhamento de recursos (documentos, tarefas, vídeos, etc).

Tabela 4: As Novas Tecnologias que contextualizam a EaD.

Fonte: Sandro Ischkanian (2021)

 

 

 

Referência:

LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Marcos. Educação a Distância – O estado da arte. 2ed. Pearson Prentice Hall, São Paulo, 2009.

 

MACHADO JUNIOR, Felipe Stanque. Interatividade e interface em um ambiente virtual de aprendizagem. Editora IMED, Passo Fundo, 2008.

 

MAIA, Carmen; MATTAR, João. ABC da EaD. 1.ed. Pearson Prentice Hall, São Paulo, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário