Páginas

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

GUAPORÉ E GUAICURUS



OS EXEMPLOS DEIXADOS POR GUAPORÉ E GUAICURUS 

 
Os fundadores do grupo escoteiro João Oscalino sempre faziam viagens pelo interior do país levando uma comitiva de assistência a famílias, como médicos, dentistas, conselheiros familiar, além de medicamentos, roupas e alimentos em prol das famílias necessitadas.
 
Essas viagens levavam muitos dias, pois eram realizadas a cavalos e em regiões que nem sempre tinham estradas. Em cada comunidade, fazenda e aldeias eles paravam e ajudavam as pessoas que moravam naquela localidade.
 
Por onde passavam sempre deixaram laços de amizade e carregavam consigo a felicidade de ter ajudado o próximo. Em uma dessas viagens conheceram Guaporé e Guaicurus em aldeias diferentes. Essas visitas foram marcadas pelos gestos simples e humildes nas duas tribos, onde na sua chegada foram recebidos com muito carinho. 

Em pouco tempo as aldeias se organizaram e prepararam um grande banquete de boas vindas, com muitas frutas e peixes. Também enfeitavam as pessoas com colares e seus cabelos com flores do campo. Eram índios fortes e guerreiros, mas eram extremamente simples e receptivos.

Guaporé e Guaicurus explicaram que eram guerreiros, pois precisavam sempre defender as tribos de todo o mal que pudesse prejudicar a população indígena. Lembraram que Deus sempre forneceu o alimento através da vida na mata e que sempre repartiam entre eles e com aqueles que os visitassem, pois repartindo Deus nunca deixaria faltar nada a eles. 

Os fundadores também aprenderam muito como eles tratavam as doenças nas tribos. Eles conheciam os efeitos de plantas medicinais e seus frutos e com isso conseguiam prevenir e curar doenças. Também tiveram a oportunidade de assistir aos jogos indígenas, que apesar das disputas não havia rivalidade e nem brigas. As características importantes nas tribos é que cada um conhece e desempenha seus deveres, que existe respeito muito grande entre todos e a humildade, a fraternidade e o amor ao próximo sempre estão presentes. Conheceram Guaicurus no dia 12 de junho e Guaporé no dia 28 de junho. Nessas datas, o grupo escoteiro sempre lembrava com carinho dos amigos indígenas e seus ensinamentos.

Todos que colaboram de alguma forma positiva, com amor ao praticar a bondade, era considerado como membro de uma grande família, a família João Oscalino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário